O atual formato da Série B existe desde 2006, analisando os dados dos times que desde então subiram nenhum tinha 47 pontos ou menos.
O último confronto do Vasco contra o Guarani para muitos torcedores foi a eutanásia do Clube na Série B, confirmando a permanência na competição. No entanto, ainda existem chances matemáticas para o Gigante da Colina subir. Mas, se levar em consideração a 33 rodada de todos os times que subiram, o Sport tinha menor pontuação com 48 pontos. O Sport nesse ano conseguiu nas 5 rodadas seguintes 4 vitorias e 1 empate. Além disso, o time pernambucano na época estava a 3 pontos do 4° colocado.
No caso, a distância para o G-4 é outro fato que o Vasco teria que reverter na história da Série B. Jamais um time conseguiu o acesso depois de ficar a sete pontos do G-4 nas últimas cinco rodadas. A maior distância tirada em cinco jogos foi com o Figueirense, em 2013, que era 10º colocado com 49 pontos, quatro atrás do quarto colocado.
Se vencer os cinco jogos restantes, o Vasco consegue chegar aos 62 pontos. A média histórica para o acesso é de 63, mas em 15 edições de Série B desde 2006, os 62 pontos foram suficientes para o acesso à elite do Brasileirão em oito campeonatos.
Por Ruan Lima