Com o Vasco buscando reforços o mercado e com a janela de transferências se aproximando do fim, o clube se vê na necessidade de liberar alguns jogadores pouco utilizados pelo treinador Rafael Paiva para conseguir aliviar a folha salarial e disponibilizar mais verba para contratações que aumentem a força do atual elenco.
Um dos jogadores que se encaixam nessas características e deve deixar o Vasco muito em breve é o meio-campista Bruno Praxedes. O atleta pode ser o primeiro a deixar o Vasco nesta janela de transferências, já que tem negociações avançadas com o Athletico-PR, como informou o jornalista Thiago Marchezini em primeira mão.
+ Vasco recebe valor milionário após classificação; confira
Mas também, segundo apuração realizada pelo Lance!, outras equipes além do Furacão vem sondando Bruno Praxedes no mercado. Em contato com uma fonte, a reportagem do Lance! ouviu que é um movimento natural dos clubes procurarem atletas com menos de sete partidas no Brasileirão. Vale lembrar que se o jogador tiver seis ou menos jogos, o mesmo pode atuar em outra equipe. No atual elenco, há outros atletas na mesma condição.
O Lance! também apurou que Praxedes entende que respirar novos ares pode fazer com que esteja em campo por mais minutos. O meia perdeu espaço em razão da concorrência no meio-campo. Hoje, o Vasco conta com Hugo Moura, Souza, JP, Zé Gabriel, Mateus Carvalho, Sforza e Galdames. Isso sem contar os lesionados Paulinho, Jair e Philippe Coutinho.
Vale lembrar que apesar de ter tido pouco espaço durante toda a temporada, Praxedes voltou a ser utilizado há pouco tempo por Rafael Paiva, que inclusive lhe deu a titularidade durante uma pequena sequência nas últimas semanas. Mas o jogador não conseguiu corresponder às expectativas e, apesar de alguns bons jogos, teve uma falha gravíssima contra o Atlético Mineiro que lhe fez perder não só a titularidade, mas também uma vaga entre os relacionados.
Para contratar Praxedes, o Athletico-PR, assim como qualquer outro clube, precisa aguardar o desfecho entre Vasco e Bragantino, que é o dono dos direitos econômicos do atleta. O Cruzmaltino não deve resistir quanto à uma possível saída do meia, muito menos exercer a opção de compra. Além disso, há uma cláusula no contrato que diz que o jogador pode sair no meio da temporada em caso de venda. Por outro lado, se quiser ficar com Praxedes em definitivo, o Vasco precisa desembolsar cerca de 3 milhões de euros (R$ 18,4 milhões na cotação atual), o que não deve ser feito.
Passagem de Praxedes pelo Vasco
Praxedes foi contratado pelo Vasco em 2023, por pedido do ex-treinador Ramón Diaz. O argentino se encantou com o futebol do jovem meio-campista, que foi titular por grande parte da campanha de reabilitação do Vasco no Brasileirão de 2023, quando o Gigante da Colina escapou do rebaixamento na última rodada, justamente contra o Bragantino, time que Praxedes pertence. Na ocasião, o Vasco pagou cerca de 1 milhão de reais para que o jogador estivesse em campo na rodada decisiva.
Praxedes, apesar de muita irregularidade, conseguiu certo destaque sob o comando de Ramón, que pediu que o empréstimo fosse renovado no início de 2024. O Vasco também pagou cerca de 1 milhão de reais por essa renovação, além de lidar com o salário integral do jogador. Nesta temporada perdeu espaço e passou a ser um dos atletas mais contestados pelo torcedor. Ao todo, Praxedes tem dois gols e duas assistências em 35 jogos com a camisa do Vasco. O meia não atua desde a derrota para o Atlético-MG, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News