Entenda o panorama atual do processo de criação da Sociedade Anônima do Futebol
Em viagem aos Estados Unidos buscando possíveis investidores para a sociedade anônima do Vasco, o presidente Jorge Salgado deve apresentar, em breve, novidades sobre o processo dentro do clube. A visita ao país, é vista como uma importante etapa de apresentação do clube aos empresários norte-americanos. Enquanto isso, outros membros da diretoria administrativa e Conselhos Deliberativo e Beneméritos seguem com as outras medidas necessárias, visando o quanto antes, iniciar o processo de migração à SAF.
Como está o processo da SAF no Vasco?
O processo foi iniciado em dezembro de 2021, com a elaboração de estudos que apresentaram a viabilidade e os diversos modelos possíveis de SAF para o clube. Já em 31 de janeiro deste ano, conselheiros e diretoria se reuniram para apresentação dos resultados.
A elaboração do estatuto para a SAF já está em fase final e sugere a criação de uma empresa com capital social pequeno e participação integral do clube. Só então, seguirá a discussão sobre os ativos vinculados ao futebol que seriam aportados pelo clube na SAF. Estes ativos serão submetidos aos Conselhos Beneméritos e Deliberativo, em seguida, passariam pela Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
+ Vasco tem interesse em artilheiro do Campeonato Mineiro
Vale lembrar que mesmo com a venda para um investidor, os sócios estatutários seguem vinculados ao clube, participando das diversas sedes e modalidades do Vasco. Já o sócio torcedor poderá ter suas contribuições vinculadas à SAF por ser a responsável pelo futebol. A diretoria administrativa seguirá respondendo pelo clube e comporá o conselho de administração da SAF, mas a palavra final no futebol, será do investidor.
A migração para SAF é vista, pela atual diretoria, como um processo muito importante para a recuperação do clube. Considerando a dívida atual e a necessidade de investimentos, captar recursos junto ao mercado financeiro é, segundo Jorge Salgado, a forma do Vasco retomar uma posição protagonista na primeira divisão do futebol brasileiro em médio prazo.
Os prazos para a conclusão do processo ainda são difíceis de definir. Tudo dependerá das propostas que aparecerem (caso vantajosas) que podem acelerar as etapas, neste caso o clube precisará acelerar as etapas de análise dos Conselhos e Assembleia.
Por Gabriel Ramos