Vasco e a 777 Partners chegaram a um acordo e assinaram um memorando de entendimento envolvendo a gestão da futura SAF do clube Cruzmaltino
Por: Tales Martín
O processo de se tornar uma Sociedade Anônima dentro do esporte não é algo novo, mas recentemente com a aprovação de uma Lei Federal, trouxe um novo âmbito no esporte para os clubes. SAF é a Sociedade Anônima do Futebol, criada pela Lei 14.193/2021 e promulgada em 6 de agosto de 2021. Trata-se da lei que permite os clubes de futebol serem transformados em empresas.
Segue uma aspa explicativa:
“Na prática, é uma empresa cuja atividade principal consiste na prática do futebol em competições profissionais, diferentemente do modelo tradicional de clubes no Brasil, que, por sua maioria, não tem fins lucrativos”, afirma João Paulo di Carlo, advogado especialista em direito desportivo e colunista do Lei em Campo.
De acordo com o memorando assinado por Jorge Salgado e os representantes da “777”, o clube terá 70% de suas ações cedidas à empresa sob um acordo de investimento de 700 milhões de reais. Parte da negociação já está adiantada, o clube recebeu uma oferta de 70 milhões de reais, no formato de empréstimo, em uma espécie de injeção direta aos cofres do clube para sanar os problemas financeiros breves como salários e dívidas esportivas.
Com os trâmites adiantados, ainda haverá uma votação sobre a proposta no Conselho Deliberativo do clube, o qual conta com 150 conselheiros elegidos, 120 membros da chapa política Mais Vasco, chapa vencedora na última eleição e 30 membros da chapa política Sempre Vasco, chapa de Júlio Brant, segundo colocado na última eleição para presidente do Vasco. Atualmente o conselho é presidido por Carlos Fonseca.
As demais cadeiras são ocupadas por conselheiros natos, sendo beneméritos ou grande beneméritos do clube. Dentre os conselheiros, temos alguns nomes como Roberto Monteiro, ex-presidente do próprio Conselho Deliberativo.
Já os sócios com poder de voto serão somente os Sócios Estatuários do Club de Regatas Vasco da Gama. Os mesmos que votaram na última eleição para presidente do clube, presentes na Assembleia Ordinária.
Assim que os trâmites forem definidos no Conselho Deliberativo, o presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho fará a convocação para a Assembleia Geral Extraordinária visando à votação do tema. O provável “Dia D” para a aprovação da SAF vascaína.