O Vasco finalmente está perto de ter um novo treinador. O técnico Maurício Barbieri, ex-Bragantino, de 41 anos, deve fechar com o Cruzmaltino nas próximas horas.
Maurício Barbieri trabalhou nos últimos anos no Bragantino e, pelo clube paulista, o técnico conseguiu chegar a Libertadores e também em uma final de Sul-Americana, perdendo para o Athletico-PR na ocasião.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Vasco terá uma filosofia de futebol
A chegada de Maurício Barbieri tem muito a vê com o que a 777 Partners pensa sobre o futebol. A ideia da empresa é que o futebol de base tenha o mesmo estilo de jogo do profissional.
E a chegada de Barbieri irá facilitar esse processo. O motivo é o treinador ser conhecido por seu jogo de posição, o mesmo estilo de William Batista, novo treinador do Sub-20 do Vasco.
+ Pep Guardiola se encanta por Andrey Santos e Manchester City pode fazer proposta milionária
Ou seja, a ideia da 777 Partners é que base e profissional tenham a mesma filosofia de futebol. Essa ideia, inclusive, é uma novidade no Vasco.
O que é jogo de posição?
Em entrevista ao canal Ciência da Bola, o técnico William Batista explicou sobre o que é jogo de posição.
“É uma filosofia de jogo, de vida. Tudo que você pensa é pro jogador, a estrutura é pro jogador, para montar um coletivo forte. As suas atividades que tem elementos de posição, você vai ter que colocar o jogador numa posição mais específica possível do que ele vai vivenciar no jogo. Você precisa saber a posição de fato que ele vai jogar. Tem jogadores que jogam melhor em espaços reduzidos, tem jogadores que jogam melhor em espaços maiores. Você junta o jogador através do físico, mental, tático, e do técnico. É uma filosofia de jogo, de vida.”
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
O site Footure explicou um pouco sobre esse estilo de jogo. Confira abaixo:
“Também chamado pelo termo de ‘Juego de Ubicación’’, o “Jogo de Posição” consiste em uma ideia de interpretação e visão do jogo de futebol. Para compreender melhor o termo necessitamos estar atentos a alguns fatores, como a posse de bola – que é utilizada como uma ferramenta, não como um fim – a relação entre os jogadores e suas posições, os espaços de fase e a criação de superioridades, seja ela posicional, qualitativa ou quantitativa.”