O Vasco da Gama tem um novo comandante para seu departamento de futebol. O português Admar Lopes foi o nome escolhido pela diretoria e começará seus trabalhos no clube, segundo o jornalista Venê Casagrande, no início da próxima semana, com a logística já sendo preparada para seu desembarque no Rio de Janeiro. Com um vasto currículo no mercado europeu em clubes como Porto, Monaco, Lille e Bordeaux, seu conhecimento sobre o mercado sul-americano foi o fator decisivo para a aposta.
+ O primeiro passo da era Admar Lopes: Vasco se movimenta por joia argentina e surpreende o mercado
Conexões com o Vasco e a aposta no Boavista
De acordo com um levantamento do portal ge, a primeira experiência de Admar Lopes como diretor de futebol foi no Boavista, de Portugal, e seu trabalho por lá já revela conexões diretas com o Vasco. Durante sua passagem na temporada 2020/2021, ele contratou o goleiro Léo Jardim, que havia trabalhado com ele no Lille e hoje é um dos pilares do time cruzmaltino. Além dele, o lateral Nathan Santos, cria da Colina e hoje no Internacional, também foi uma de suas contratações.
Antes do Boavista, Lopes atuou como coordenador de scouting no Lille, da França, onde o clube contratou quatro brasileiros de destaque sob sua observação: além do próprio Léo Jardim (garimpado no Rio Ave), chegaram Thiago Maia (vindo do Santos), Luiz Araújo e Thiago Mendes (ambos do São Paulo). Seu trabalho mais recente, como diretor técnico do Bordeaux, foi mais desafiador. Em meio a uma grave crise financeira que culminou com o rebaixamento do clube pela Liga Francesa (LFP), ele contratou dois brasileiros: o meia Fransérgio e o zagueiro Marcelo.

O início como “olheiro” em gigantes europeus
A fama de bom observador de Admar Lopes foi construída ao longo de muitos anos, principalmente em dois gigantes europeus. Entre 2009 e 2014, atuou como observador e recrutador no scout do Porto, período em que o clube português contratou uma legião de brasileiros que brilharam na Europa, como Maicon, Walter, o ex-Vasco, Souza, além de Danilo e Alex Sandro.
Posteriormente, entre 2014 e 2016, teve função semelhante no Monaco, que na época contratou nomes como Fabinho, Jemerson, Boschilia e Vágner Love. É essa experiência e faro para identificar talentos que a diretoria do Gigante da Colina espera ver em ação na busca por reforços.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News





