Não é segredo que o Vasco da Gama utiliza muito as suas categorias de base. Isso é algo que está entranhado no DNA do clube e a utilização dos jovens é sempre uma demanda da torcida. Alguns dos maiores ídolos da história do clube, como Dinamite, Romário e Edmundo, vieram das categorias de base e conquistaram os maiores titulos da instituição. Mais recentemente, Philippe Coutinho voltou para tambem colocar seu nome na história.
Na partida deste final de semana contra o Grêmio, mais uma estreia aconteceu. Trata-se do atacante GB, que teve seus primeiros minutos junto ao time profissional neste ano. O atacante entrou aos 26 minutos da etapa final para tentar fazer boas jogadas de pivô na frente, se utilizando de boa altura e boa técnica que lhe são características desde a base do Vasco.
+ Atlético-GO x Vasco: onde assistir, escalações e tudo sobre a partida pela Copa do Brasil
A utilização desses jogadores começou a ser ainda mais potencializada com a chegada de Rafael Paiva, que ocupou o cargo de treinador da equipe principal. Paiva era técnico das categorias de base do Vasco e conhece todos os jogadores jovens do elenco, tendo mais facilidade para auxiliar nas transições para a equipe profissional e conhecendo o seu plantel inteiro nos mínimos detalhes. O atual treinador da equipe promoveu outras estreias de jovens da base, como Estrella, Bruno Lopes e Lyncon, além de apostar em algumas outras como JP e Leandrinho, que já haviam participado de partidas no profissional.
Aos 19 anos, o jogador é, assim, um dos mais bem avaliados da base do Vasco. Nascido em 2005, GB chegou ao clube com nove anos, em 2014, e participou de uma geração vencedora que conquistou a Copa Brasileirinho Sub-14, o Campeonato Carioca Sub-17 (duas vezes), e Sub-20, além de chegar nas finais do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil Sub-17.
O clube precisou ter muita confiança em GB, já que o jogador se machucou gravemente na temporada passada e ficou de fora da campanha. Sendo um dos destaques desde a base, o jogador fatalmente teria espaço, mas precisou esperar sua recuperação. De todo modo, GB voltou muito bem e totalmente em forma, assim, renovando com o Vasco ainda em 2024, assinando vínculo até 2028.
Com a entrada de GB na partida deste último domingo na Arena Condá, o jovem se tornou o 21º jogador revelado pelo Vasco a atuar pelo clube em 2024. Esta conta leva em consideração todos os atletas criados na base cruzmaltina, não fazendo a distinção de ano de estreia, aliás. Alex Teixeira e Philippe Coutinho, por exemplo, constam na lista. Souza não, pois ainda não reestreou com a camisa do Gigante da Colina.
Confira a lista de jogadores da base do Vasco a atuar em 2024
- Rayan – 17 jogos
- JP – 9 jogos
- Erick Marcus – 8 jogos
- Leandrinho – 7 jogos
- Estrella – 4 jogos
- Lucas Eduardo – 3 jogos
- Coutinho, Halls, Zé Vitor, Cauã Paixão, Rodrigo, Miranda, Cauan Barros, Matheus Julião, Paulinho Babilônia e Victão – 2 jogos
- Bruno Lopes, Lyncon, Alex Teixeira, Léo Jacó e GB – 1 jogo
Alex Teixeira, Coutinho e Souza são casos especiais. Os três são jogadores experientes, mas formados nas categorias de base do Vasco da Gama e, como forma de gratidão ao clube que lhes formou não só como profissionais, mas também como cidadãos, junto a escola Vasco da Gama, voltaram para ajudar a equipe a retomar o espaço de relevância nacional e internacional que merece. Coutinho, principalmente, teve sua volta muito festejada pelos torcedores, depois de anos de sucesso o futebol europeu. Todos ainda continuam aprimorando suas formas físicas para em breve poderem contribuir ao máximo com o Vasco.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News