De acordo com páginas que acompanham a audiência de canais de televisão em São Paulo, durante a exibição da Band da final da Copa Mercosul de 2000 entre Vasco x Palmeiras, o canal mais que dobrou sua audiência no momento de pico, passando de 1,2 ponto de audiência antes do jogo, às 15h51 e chegando a 2,8 pontos, às 17h30. O ponto de audiência em São Paulo equivale a 203.309 pessoas assistindo ao canal.
Pode parecer pouco, mas impressiona a força da torcida do Vasco e o apelo do jogo em uma praça que a torcida do Vasco não é tão numerosa como São Paulo, num jogo que o time da cidade sofre uma derrota. A audiência da Band estava perto da TV cultura no início da transmissão e, nos seus momentos de maior audiência chegou a ficar próximo da Record, que exibia um programa de bastante audiência. A distância em pontos chegou a ser 0.9. Logo após o fim da partida, às 18h02, a audiência da Band estava novamente empatada com a da TV Cultura, com 1,6 ponto, enquanto a Record tinha 5.9 pontos e, a partir daí, sempre aumentando esta diferença.
Este tipo de resultado é importante no momento de negociações de cotas de TV, que levam em consideração Ibope, assim como patrocínios, afinal todas as marcas desejam que seu produto seja atraente e tenha muita visibilidade, ainda mais na cidade que tem o maior PIB do Brasil e da América Latina.
Por: Rick de Castro