Na classificação do returno, Vasco está em 15° colocado
Na última rodada, após perder para o Grêmio fora de casa por 2 a 1, o Vasco, com 45 pontos e na quarta colocação, viu a vantagem para o quinto colocado, Londrina, diminuir para um ponto.
A distância do Cruzmaltino no G4 chegou a ser de nove pontos, quando a equipe venceu o Criciúma fora de casa pela 17° rodada, em julho, e assumiu a segunda colocação na tabela. Depois desta partida, o Gigante teve 12 partidas, com 3 vitórias em São Januário (CRB, Tombense e Guarani), dois empates também como mandante (Chapecoense e Ituano) e sete derrotas, todas fora de casa.
Veja como o Vasco perdeu a vantagem de 9 pontos:
- 18ª rodada – Time perdeu para o Sampaio Corrêa em São Luís. Distância para o quinto colocado, o Sport, caiu para oito pontos.
- 19ª rodada – Vasco empatou com o Ituano em 1 a 1 em São Januário. O Tombense venceu o Criciúma, pulou para quinto e encurtou a distância para sete pontos.
- 20ª rodada – Time perdeu para o Vila Nova em Goiânia. O Londrina venceu o Náutico, contou com tropeços dos adversários e assumiu a quinta posição, a seis pontos do Vasco.
- 26ª rodada – Distância caiu para quatro pontos porque o time perdeu para o Bahia em Salvador. O Londrina venceu o Brusque fora de casa e entrou de vez na briga pelo acesso.
- 29ª rodada – A derrota do Vasco para o Grêmio e a vitória do Londrina sobre a Chapecoense diminuíram a distância para apenas um ponto.
O Cruzmaltino fez um bom início de primeiro turno, chegou a ficar 14 jogos invicto, mas no final começou a ter uma queda de rendimento que se complicou ainda mais no returno, com apenas três vitórias, um empate e seis derrotas, foram 10 pontos conquistados dos 30 disputados.
Entre os três melhores aproveitamentos do segundo turno, estão Ituano (66,6%) e Londrina (60%), justamente os dois times que estão na cola do Gigante na tabela. O Ituano vem logo atrás do Londrina, com 40 pontos. Já o Vasco, na classificação do returno, é o 15° colocado. Está na frente apenas de Novorizontino, Brusque, Náutico, Operário e Chape.