A posição de segundo volante no Vasco não tem um titular fixo e consolidado. Juan Sforza e Mateus Cocão, ambos de 22 anos, alternam titularidade no setor. Hoje, nenhum dos dois tem sido regular a ponto de ser unanimidade ao lado de Hugo Moura.
Os dois possuem características diferentes. Sforza tem maior qualidade na saída de bola, buscando jogo na linha dos zagueiros. Já Cocão entrega um jogo mais físico e de chegada ao ataque. Alguns dados, da plataforma Opta e do Football Reference, ajudam a entender as principais características de jogo dos atletas e as funções no time do Vasco.
Em números de progressão ofensiva, Cocão faz a bola chegar mais do outro lado do meio-campo. São 80 passes progressivos em 23 jogos (16 como titular) no Brasileirão. Sforza, por sua vez, tem 63 passes em 22 jogos (12 como titular).
Nas ações defensivas, Cocão leva a melhor com 37 desarmes e 25 passes adversários bloqueados, contra 14 desarmes e 11 bloqueios de Sforza.
Sforza se sai melhor nas jogadas em que tem o controle da bola: Sforza se livra melhor dos adversários com a posse (88,9% de acerto nos dribles contra 80% de Mateus), é menos desarmado (7 contra 23) e carrega mais a bola ao ataque: são 1.079 metros percorridos em direção ao gol adversário, enquanto Cocão percorreu 709 metros.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News