Nesta última terça-feira, o Vasco da Gama venceu o Atlético Goianiense, em São Januário, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O atual lanterna do Brasileirão, com apenas 12 pontos conquistados, fez um jogo bom e tentou pressionar o Vasco no segundo tempo para empatar o confronto, mas o Gigante da Colina se segurou na vantagem feita no primeiro tempo, com gol de Lucas Piton, e conseguiu passar de fase.
Um ponto positivo nessa partida é que o Vasco finalmente deixou de tomar gols. A equipe havia sofrido nos últimos quatro jogos, com nenhuma vitória conquistada, mas finalmente voltou a defender bem. A atuação de Maicon e Léo, zagueiros titulares da equipe enquanto João Victor está machucado, foram sólidas e ajudaram no resultado final.
+ De olho no futuro, Vasco contrata Yan Falcão
A última vez em que o Vasco não havia sofrido gols foi justamente contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão, no dia 17 de julho. Depois, o time foi vazado por Atlético-MG, Grêmio, Atlético-GO e Red Bull Bragantino.
Últimos cinco jogos do Vasco:
- Atlético-MG 2×0 Vasco
- Grêmio 1×0 Vasco
- Atlético-GO 1×1 Vasco
- Vasco 2×2 Red Bull Bragantino
- Vasco 1×0 Atlético-GO
Os resultados e as más atuações recentes fizeram a torcida perder a paciência com os zagueiros, principalmente com Léo, que falhou em gols do Inter e do Bragantino. No jogo contra a equipe paulista em específico, Na terça-feira, os vascaínos deram trégua nos protestos contra o jogador, e ele foi defendido pelo técnico Rafael Paiva:
– Nossa defesa é sempre muito contestada. Independentemente de quem entra ali, mas principalmente o Maicon e o Léo, eles têm peso maior em cima deles. O Léo é extremamente profissional, é um jogador de um profissionalismo exemplar. Realmente, ele falhou no lance do gol do Bragantino. Para o zagueiro e para o goleiro do Vasco uma falha fica muito mais marcada. A gente tem errado também no ataque, no meio, nas laterais, só que às vezes passa muito mais despercebido que o erro de um zagueiro e de um goleiro. O Léo é um jogador muito experiente, está muito acostumado com essa situação, principalmente aqui dentro do Vasco. A gente confia nele, é um zagueiro rápido, que gosta do combate físico. Tem capacidade de conduzir a bola em velocidade e ele sabe que joga no limite do erro. Estar no Vasco é jogar no limite do erro. Nós temos uma torcida que nos cobra bastante e a gente tenta manter sempre o nível de atenção altíssimo. Não tem como você se acomodar aqui dentro.
João Victor pode voltar a titularidade do Vasco em breve
Mesmo com Léo e Maicon bem, um jogador deve reforçar a lista de relacionados para a partida deste final de semana contra o Fluminense e ameaça a titularidade da dupla. O zagueiro João Victor está recuperado de lesão no joelho direito e será relacionado para o clássico diante do Tricolor. O defensor, que já está treinando com bola, está em fase final de transição. Por conta do período afastado, deve começar no banco de reservas.
João Victor vinha sendo o melhor zagueiro do Vasco no Brasileirão antes de sua lesão, que aconteceu no empate em 1 a 1 com o Botafogo, em São Januário, no dia 29 de junho. Retorno do jogador está dentro dos planos do departamento médico do clube, que era de seis semanas longe dos gramados. Vale lembrar, João Victor foi a primeira contratação do Vasco no ano, quando chegou no clube por cerca de 40 milhões de reais, quando Alexandre Mattos ainda era o diretor de futebol.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News