O que no início parecia impossível, hoje pode se tornar realidade. Ramón Diaz assumiu um Vasco da Gama destruído fisicamente, com apenas 9 pontos na tabela de classificação e afundado na zona de rebaixamento. Apesar disso, garantiu em diversos momentos que o time não seria rebaixado, com seu famoso mantra “No va a bajar”.
Hoje, é o Dia D para cumprir a promessa. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco só precisa de uma simples vitória em casa contra o Bragantino para se garantir na Série A do ano que vem. Um cenário de terra arrasada foi completamente alterado por Ramón e sua comissão, além dos atletas que chegaram no meio do ano.
Quando surgiu a frase “no va a bajar”, o Vasco da Gama ainda amargava a zona de rebaixamento e saía da Bahia com 1 ponto na bagagem, após empatar por 1×1. Na coletiva, Ramón elogiou os jogadores e garantiu a permanência.
Desde então, esse discurso tem sido repetido. Mesmo com resultados adversos, o “no va a bajar” segue firme na mentalidade do torcedor, acreditando até o fim que o Cruzmaltino irá conseguir se salvar. Ramón também sempre procurou não individualizar as falhas e defender seus jogadores nos momentos difíceis, o que foi visto como positivo pelos jogadores.
Ao mesmo tempo, freou um “oba-oba” nas vitórias em que o time não foi bem em campo, fazendo questão de deixar isso claro e realizando cobranças ainda no vestiário após esses jogos. A avaliação interna é de que isso fez o time se manter ligado na campanha de recuperação. Emiliano, filho de Ramón, também tem importante papel na motivação da equipe jogo a jogo.
Emiliano mexeu com os brios de jogadores e torcida ao adotar o rap “Acredita”, de MC Paulin da Capital: “E quando te falarem que você não vai vencer, pode ter certeza que isso tudo é mentira. Deposite a fé no Poderoso pra tu ver, que ele orienta e abençoa a tua vida”. Rapidamente a família Diaz foi abraçada pelos torcedores.
O contrato de Ramón Díaz e sua comissão técnica se encerra ao fim desta temporada. Independentemente da permanência ou não, o trabalho já é avaliado como positivo. Apesar disso, conversas de renovação só iniciarão a partir do fim do campeonato. É provável que Ramón fique em casos de permanência.
+ Por duas temporadas consecutivas, Vasco decidirá seu futuro na última rodada
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News