A derrota para o Internacional marcou o 9° jogo seguido do Vasco da Gama sem vitórias dentro do Campeonato Brasileiro, gerando muita preocupação entre os torcedores. Entretanto, existe um motivo para a torcida vascaína ficar animada, e ela vem diretamente da base do clube. Trata-se de Rayan, joia vascaína que fez sua estreia como titular no último domingo e já marcou seu primeiro gol como profissional, sendo um dos melhores da equipe na partida.
A atuação surpreendeu muitos torcedores, mas não a quem estava presente nos treinos. Rayan vem se destacando no dia a dia do Vasco da Gama, o que fez com que começasse a ser relacionado para a partida mesmo com apenas 16 anos, e ganhasse a vaga de Pedro Raul no time titular.
Rayan é torcedor do Vasco desde pequeno e morador da Barreira, comunidade que fica ao lado de São Januário, além de ser filho do zagueiro Valkmar, que fez parte do elenco cruzmaltino durante os vencedores anos de 1995 até 2000. O jovem começou jogando futsal dentro do Vasco, mas aos 9 anos fez sua migração para o campo de futebol.
Com 11 anos, Rayan já havia marcado 280 gols, somando os jogos da quadra e do campo. Esses números expressivos fizeram o garoto ganhar status de joia desde cedo, e isso se confirmou nas categorias superiores. Rayan sobrou no sub-17 e no sub-20, se mostrando muito acima do nível das categorias desde sua chegada.
No sub-17, Rayan fez parte de uma geração que é considerada extremamente promissora em São Januário e quase venceu o título da Copa do Brasil da categoria em 2022, mas acabou derrotado para o Palmeiras na final. O alviverde tinha em sua equipe Endrick, grande promessa do futebol brasileiro, que é companheiro de Rayan na Seleção Brasileira sub-17 e, juntos, formam uma das duplas mais promissoras do futebol nacional nos últimos anos.
Em dezembro do ano passado, Rayan renovou o seu contrato com o Vasco da Gama. O período de negociações foi arrastado, já que o Vasco vivia um momento de transição entre clube associativo e SAF e o staff do jovem não gostou das primeiras propostas, mas tudo deu certo no final. O novo vínculo se estende até dezembro de 2025 e tem multa rescisória avaliada em 80 milhões de euros, cerca de 417 milhões de reais na cotação da época.
+ Matheus Carvalho anima torcida do Vasco e vira líder em desarmes
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News