O Vasco completou 122 anos, e, como comemoração, o presidente Alexandre Campello anunciou um presente para o torcedor vascaíno. Algo que inclusive já estava sendo especulado nas redes sociais horas antes da live no canal oficial do clube no Youtube, a VascoTV: A modernização e ampliação do estádio de São Januário.
Por Kaio Machado
Foto do projeto divulgado pelo grupo “Novo complexo São Januário” – Foto: Reprodução
A empresa WTorre será a responsável pelas obras de reforma do estádio histórico, de mais de 90 anos de existência. A WTorre é a mesma que participou da construção do estádio Allianz Parque, do Palmeiras, por exmeplo.
No documento disponilizado no site oficial do Vasco, pode-se notar alguns dos pontos principais, como a ampliação da atual capacidade do estádio de 22 mil, para 43.300 lugares, e a preservação de áreas importantes do local como a fachada, cobertura, Tribuna de Honra e capela, que estão inclusas no projeto. A ideia é ainda cobrir a arquibancada popular nos setores atrás dos gols.
São Januário – Foto: Rafael Ribeiro / Vasco
O gasto total das obras será por volta de R$ 275 milhões, sendo R$ 60 milhões destinados a reformas nos setores administrativos e internos do clube. No acordo firmado entre as partes, que começou a ser discutido ainda em 2018, foi decidido que toda a bilheteria será destinada ao Vasco, e o mesmo terá de repassar um valor fixo, já acordado, ao seu parceiro, como forma de retribuição. O clube ainda terá uma parte da receita vinda do estádio após a reforma, ampliado e modernizado.
As obras devem ter seu início somente em 2021, a partir do segundo semestre, e tem a previsão de ser concluída somente daqui a três anos, dois após seu início, em 2023, no aniversário de 125 anos do clube.
É importante que ressaltar que, diferentemente do que já ocorreu com outros clubes brasileiros que realizaram a reforma de seus estádios, São Januário não será entregue como garantia, o clube apenas cederá o direito de uso por um tempo já pré-determinado entre as partes.
Vale lembrar ainda que o projeto de reforma e ampliação do estádio foi aprovado no Conselho dos Beneméritos ainda em 2019.
Abaixo a íntegra do vídeo do projeto divulgado pelo clube:
Confira na íntegra o vídeo apresentado ontem com o projeto para o Complexo de São Januário.#VascoTransparente pic.twitter.com/fbW0fHhsCW
— Vasco da Gama (@VascodaGama) December 19, 2018