Como de costume, a política do Vasco segue com diversas histórias e reviravoltas – se no outro dia, uma liminar foi concedida para tirar as decisões da Junta Deliberativa, neste sábado (15), a situação foi revertida pelo benemérito Silvio Godói. Como fica a situação agora? O Papo na Colina vai contextualizar o cenário de forma resumida para o torcedor vascaíno.
Presidente do Conselho de Beneméritos, Silvio Godói ( Foto: Divulgação) |
. Primeiro ato:
– Junta Deliberativa define que os sócios gerais anistiados não participariam da Assembleia Geral Extraordinária/Eleições
– Inclusão dos Remidos
. Segundo ato:
– Liminar concedida para incluir os sócios gerais anistiados na Assembleia Geral Extraordinária/Eleições
– Mussa convoca a Assembleia Geral Extraordinária para votação de forma separada da reforma do estatuto e das eleições diretas
. Terceiro ato (hoje – 15/08):
– Liminar derrubada
– Convocação da Assembleia Geral Extraordinária cai
Silvio Godói
O Papo na Colina procurou o presidente do Conselho de Beneméritos, Silvio Godói, que foi o responsável por derrubar a liminar, para explicar a visão dele sobre o assunto.
”Esses anistiados que foram impugnados aparecem aptos em 2018 com data retroativa de 2009. Quase 10 anos, ganharam 10 anos com a readmissão. Ganharam o direito de serem eleitos, mesmo tendo esses 10 anos para trás” comentou, Silvio Godói.
Na questão da Assembleia Geral Extraordinária, o Benemérito acredita que foi convocada de forma irregular, pois para promover a AGE precisaria de pelo menos 20% de aprovação dos sócios para votar o que foi solicitado pela ”Resposta Histórica”.
”Foi uma estapafúrdia a convocação dessa Assembleia Geral. Rasga o estatuto do Vasco. Convocação irregular, sem a participação do Vasco. Houve uma contratação de um site, organização externa, nem foi feito pelo clube. Em resumo, totalmente irregular e absurda. Conduzida pelos grupos políticos ”Sempre Vasco” e ”Mais Vasco” e rasgam o estatuto do Vasco”, disse Silvio, que prosseguiu.
”Chamar um abaixo-assinado de ‘Resposta Histórica’ é um atentado a história do Vasco. É desconhecer a história do Vasco! Não preencheu 20% do quadro social do Vasco. Pegaram uma lista na internet de 5 mil sócios, sendo que o quadro social do Vasco dá quase 9 mil sócios atualmente, então não tem como ter chegado nos 20% requisitado pelo estatuto. Tinham que ter solicitado a lista de sócios na secretaria do clube com protocolo e devolver a lista com protocolo também”, disse Godoi que reclama da falta de clareza do processo da ”Resposta Histórica”.
”Ninguém verificou a situação desses sócios. Não mostraram a lista para a Junta. Tivemos inúmeros oportunidades para analisar uma possível forma de votar. Mas não nos foi apresentado”, comentou o Benemérito, que concluiu.
”A Assembleia Geral deve ser somente para votar a reforma do estatuto, que inclui as eleições diretas”, opinou.
O Papo na Colina procurou a Mais Vasco e Sempre Vasco para comentarem sobre o assunto, já que foram citados – A Mais Vasco se pronunciou através do Twitter e a Sempre Vasco vai se manifestar depois de ver a matéria. Portanto, iremos publicar mais um artigo com a visão dos dois grupos.