Considerado uma das grandes promessas da base do Vasco, Riquelme vem ganhando espaço e se firmando no time titular de Fernando Diniz.
Puxado por Alberto Valentim em 2019, após o vice-campeonato da Copa São Paulo de Juniores, Riquelme conviveu com essa transição base-profissional desde então. Marcelo Cabo promoveu a estreia do garoto, porém, ainda tímido, não conseguiu mostrar suas principais virtudes. Foi com Fernando Diniz que elas começaram a aparecer.
Desde que chegou ao clube, Diniz tem dado confiança e oportunidades a Riquelme. Dos seis jogos de Diniz a frente do Vasco, Riquelme foi titular em quatro, fazendo com que o então titular, Zeca, fosse deslocado para a lateral direita.
Contra o Goiás, fez sua melhor partida. Após cruzar para Morato abrir o placar, Riquelme muito emocionado foi abraçar Fernando Diniz na beira do campo. Após o fim do jogo, o lateral esquerdo mostrou a camisa com a foto do seu avô, falecido a pouco tempo, a quem dedicou a sua atuação. Na última partida, contra o Sampaio Corrêa, mesmo com a fraca atuação do time, Riquelme teve bons momentos e sofreu o pênalti no fim do jogo, desperdiçado por Nenê.
Riquelme tem como referência, o ex lateral esquerdo e ídolo do Vasco, Felipe Maestro.
- Peguei o final da carreira dele como meia no Vasco, não o acompanhei como lateral. Meu pai é vascaíno doente, fãzaço do Felipe. Meu pai sempre falava para eu ficar vendo os vídeos do Felipe. Inclusive quando comecei a jogar de lateral, meu pai começou a me dar instruções: “Assiste aos vídeos do Felipe porque às vezes o ponta vem fechando a lateral, você corta para o meio. Quando ele fechar o meia, você dá no ponta e faz um-dois”. Essa arrastada que eu tenho para o meio foi bastante por causa dos vídeos dele. Quando a bola vem, o ponta vai fechar o fundo. Como eu sou rápido e habilidoso, tenho a facilidade de cortar para o meio e fazer a tabela – revelou Riquelme, em entrevista no início do ano, ao ge.
Felipe, Hoje técnico do Bangu, mostrou conhecer o jovem e lhe desejou sorte.
- O Riquelme é um jovem sobre quem escutamos falar já há algum tempo como uma grande promessa da base do Vasco. Nas oportunidades que teve no time de cima já deixou claro que tem qualidade. Ainda precisa passar por um processo de amadurecimento, que é natural, mas a expectativa em cima dele é muito boa. Espero que ele consiga conquistar seus sonhos e se firmar com a camisa do Vasco num futuro próximo – disse Felipe, ao ge.
Com Riquelme de titular, o Vasco volta a campo no próximo sábado (16) em São Januário contra o líder da série B, o Coritiba.
Por: Filipe José