Às vésperas de mais uma final de Copa do Brasil, o Vasco revive boas memórias. Nesta quarta-feira (17), o Cruz-Maltino enfrenta o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida da decisão de 2025, sonhando com o bicampeonato da competição nacional.
O primeiro título veio em 2011, quando o Vasco superou o Coritiba na grande final, encerrando um jejum de oito anos sem conquistas. Sob o comando de Ricardo Gomes, aquela equipe entrou para a história do clube, com jogadores que se tornaram ídolos da torcida.
+ Real Madrid define alvo no Vasco e valor assusta: “Se for isso…”

Mas, afinal, por onde andam os campeões da Copa do Brasil de 2011? Confira:
Defesa
Fernando Prass
Um dos grandes heróis da campanha. O goleiro foi decisivo ao longo do torneio e também na Libertadores de 2012. Em 2013, transferiu-se para o Palmeiras, onde permaneceu até 2019 e conquistou títulos importantes. Teve rápida passagem pelo Ceará e se aposentou em 2021.
Allan
Cria da base vascaína, atuou na final e foi vendido à Udinese logo após o título. Viveu o melhor momento da carreira no Napoli e passou ainda por Everton (Inglaterra) e Al-Wahda. Retornou ao Brasil para defender o Botafogo em 2024 e segue em atividade.
Dedé
Ídolo absoluto da torcida, o “Mito” deixou o Vasco rumo ao Cruzeiro, onde foi bicampeão brasileiro. Lesões sucessivas atrapalharam o restante da carreira, que ainda teve passagens por Athletico-PR e Ponte Preta. Aposentou-se em 2023.
Anderson Martins
Após o título, seguiu para o Al-Jaish, do Catar. Rodou por outros clubes e voltou ao Vasco em 2017, mas a segunda passagem foi curta. Também atuou por São Paulo, Bahia e CSA antes de encerrar a carreira em 2022.
Ramon Motta
Saiu do Vasco para o Corinthians e foi emprestado posteriormente ao Flamengo e ao Besiktas, da Turquia. Retornou ao clube em 2017, mas sofreu grave lesão. Atualmente, trabalha como comentarista esportivo.
Meio-campo
Eduardo Costa
Volante titular na campanha, deixou o Vasco para jogar no Avaí, onde atuou até 2015. Hoje segue carreira como treinador.
Rômulo
Outra cria da base cruz-maltina. Após destaque no Vasco, atuou pelo Spartak Moscou e passou por Flamengo, Grêmio e futebol chinês. Voltou ao clube em 2021, mas sem o mesmo brilho. Está aposentado.
Felipe Maestro
Um dos maiores ídolos da história do Vasco e o jogador com mais títulos pelo clube. Encerrrou a carreira em 2013, após passagem pelo Fluminense. Foi técnico de Bangu e Volta Redonda e atualmente atua como diretor técnico do Vasco, ao lado de Pedrinho.
Ataque
Diego Souza
Camisa 10 da equipe campeã, foi negociado com o Al-Ittihad em 2012, mas retornou rapidamente por problemas salariais. Rodou por vários clubes do futebol brasileiro e encerrou a carreira no Sport, em 2023.
Éder Luís
Conhecido pela velocidade, marcou o segundo gol do Vasco na final contra o Coritiba. Deixou o clube em 2013 rumo ao Al-Nasr, dos Emirados Árabes, retornou ao Vasco em 2015 e se aposentou em 2020.
Alecsandro
Centroavante e artilheiro daquela equipe, deixou o Vasco em 2012 para atuar no Atlético-MG. Seguiu carreira em clubes brasileiros e encerrou as atividades em 2023. Atualmente, se dedica ao futevôlei.
+ Corinthians e Vasco definem escalações para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil

Com lembranças marcantes do título de 2011, o Vasco inicia mais uma decisão de Copa do Brasil buscando repetir a história e escrever um novo capítulo de glória para sua torcida.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.






