Numa situação quase impossível de se manter na série A do Campeonato Brasileiro em 2021, a diretoria do Vasco da Gama se reuniu nesta segunda-feira (22) para iniciar o planejamento para a segunda divisão do Brasileirão. Entre os assuntos discutidos, a permanência do técnico Vanderlei Luxemburgo foram uma das pautas mais importantes. O professor Luxa já disse que quer fazer parte do projeto de trazer o Vasco para a primeira divisão no final do ano, mas há outros caminhos que a diretoria está buscando.
Nas três quedas do clube para a série B, os perfis dos treinadores eram de série A. Casos como em 2009, com Dorival Júnior, em 2014 com Adilson Batista e Joel Santana ao final do Campeonato e em 2016, com Jorginho sendo o técnico que fez o Vasco subir após sua terceira queda.
Mas para subir no final do ano, o clube precisa de bons jogadores e não só de um técnico. O treinador monta o time, mas quem joga são os jogadores. Sobre montar o elenco, provavelmente o Vasco irá ter dificuldades financeiras, já que teremos uma diminuição na receita de direitos de transmissão, além de que o clube ja tem problemas financeiros, esses que vem a vários anos. Salários atrasados e dívidas com ex-jogadores.
Apesar de pensar no futuro, o Brasileirão ainda não acabou. O Vasco enfrenta o Goiás na última rodada, nesta quinta (25). Como dizem que a esperança é a última que morre, matematicamente o clube precisa vencer o Goiás por 12 gols de diferença e torcer para uma vitória do Fluminense contra o Fortaleza. Aí sim escapa do rebaixamento, que já é realidade. Então provavelmente só jogue para cumprir tabela, e ao final do ano, volte para a primeira divisão. Para os torcedores, só resta torcer para dias melhores.
Por: Ignez Alessandra