Raniel é o artilheiro do Vasco na temporada com 16 gos e também é o goleador do Cruzmaltino na Série B, em que marcou 10 vezes. No último domingo (16), foi autor do gol do empate contra o Sport, garantindo mais um ponto na campanha de acesso do clube e evitou que o time pernambucano, adversário direto, somasse dois.
Segundo o Espião Estatístico, sete dos dez gols marcados pelo camisa 9 na Série B foram decisivos. Raniel garantiu pelo menos 11 pontos ao Gigante com seus gols, confira:
Gols decisivos de Raniel na Série B quando o Vasco empatava ou perdia por um gol de diferença:
- Gol no empate com CRB (2ª rodada) – Vasco perdia por 1 a 0, e o gol garantiu 1 ponto.
- Gol na vitória sobre a Ponte Preta (4ª rodada) – Vasco empatava por 0 a 0, e o gol garantiu 2 pontos.
- Gol na vitória sobre o Londrina (13ª rodada) – Vasco empatava por 0 a 0, e o gol garantiu 2 pontos.
- Gol na vitória sobre o Criciúma (17ª rodada) – Vasco empatava por 0 a 0, e o gol garantiu 2 pontos.
- Gol no empate com Ituano (19ª rodada) – Vasco perdia por 1 a 0, e o gol garantiu 1 ponto.
- Gol na vitória sobre o Náutico (30ª rodada) – Vasco empatava por 0 a 0, e o gol garantiu 2 pontos.
- Gol contra o Sport (35ª rodada) – Vasco perdia por 1 a 0, e o gol garantiu 1 ponto.
No inicio do ano, pelo Campeonato Carioca, o atacante foi bem, marcou gols e recebeu o apelido de Dinossauro pela torcida. O artilheiro ganhou música nas redes sociais e nas arquibancadas, mas ao longo doa Série B, perdeu o prestígio com a torcida e também a titularidade. As maiores críticas estão ligadas aos gols perdidos e ao fato de suspostamente deixar o time mais pesado.
Com a chegada do técnico Jorginho, Raniel recuperou a titularidade mas não o prestígio da torcida, sendo vaiado e xingado em São Januário quando perdeu gols importantes no empate por 1 a 1 com o Londrina.
Sem a confiança da torcida, mas com a do técnico Jorginho, Raniel entrou no jogo contra o Sport no intervalo e perdeu a bola que originou o gol do Leão, e foi mais uma vez criticado pela torcida. Chamado como “Homem de Gelo” pelos companheiros no clube, o artilheiro conseguiu empatar a partida com um pênalti bem batido no fim de jogo na Ilha do Retiro, ajudando o Vasco a se manter no g4 com uma distância de 3 pontos do quinto colocado.
Na comemoração que gerou toda a confusão no jogo, o atacante foi expulso e pode não jogar mais pelo Cruzmaltino nesta temporada, uma vez que foi denunciado pela procuradoria do STJD e pode pegar até seis jogos de gancho.