Treinador destaca importância do período dedicado aos treinos desde a eliminação no Carioca e garante que grupo está pronto para enfrentar o Vila Nova nesta sexta-feira
Luiz Nascimento
Falta pouco para a estreia do Vasco na Série B. Será nesta sexta-feira (8), às 19h, contra o Vila Nova, em São Januário. Depois de duas semanas inteiras livres para treinamentos, o técnico Zé Ricardo projetou os primeiros passos do time no torneio, em entrevista nesta quarta-feira, no CT Moacyr Barbosa.
“Esse período de treinamento foi bom para, além das questões táticas, preparar a cabeça e a mente para enfrentar um campeonato difícil como a Série B. Sabemos o que precisamos e o que temos de fazer. Lógico que a competição vai dando mais contornos, mais sinais de onde nós precisamos atacar, mas o principal é a gente estar como a gente está. Também foi bom para trabalharmos um pouco mais, porque alguns atletas só agora conseguiram treinar. Até então haviam sido treinos curtos de preparação para os jogos e trabalhos regenerativos. Temos que enaltecer o que eles desempenharam, porque nos deram sabedoria para buscarmos um bom começo na competição. Estamos motivados, e é bom ver a motivação deles para fazermos uma boa estreia.”
Zé Ricardo ainda falou sobre reforços. Segundo o comandante, apenas Lucas Oliveira está regularizado:
“Não sei se os que foram anunciados estarão em condição. Estamos contando muito com quem está no campo treinando. Vamos esperar para ver se o clube consegue regularizar. Me parece que o Lucas Oliveira vai ter condição para sexta, mas acredito no que a direção coloca para a gente diariamente. Podendo contar com eles, ok.”
O treinador ainda falou de mais reforços e das carências do plantel Cruzmaltino:
“A gente vem conversando com a direção sobre as carências. Prefiro não falar de nomes, e sim valorizar os que estão aqui porque têm mostrado uma entrega enorme. E com a energia que a torcida vem passando, eles só podem entender isso como uma responsabilidade enorme. Então quando a gente fala de reforços tem que ter cuidado porque a equipe precisa se fortalecer, mas também gosto muito de valorizar quem está em casa e disponível.”
Zé ainda falou da expectativa para a estreia na Série B:
“Agora é colocar em prática tudo o que trabalhamos nas últimas semanas. O Vila Nova vai impor dificuldades como todos os outros adversários. Serão jogos de altíssimo nível, e esperamos que nosso estádio seja um grande suporte para a gente começar bem a Série B. Vamos ter um clima de apoio, e espero que a gente corresponda, que a gente faça o torcedor embalar no entusiasmo que ele vem mostrando nos últimos jogos.”
E por fim, o professor ainda fez uma análise dos reforços apresentados até aqui e disse que o Vasco acertou nas contratações:
“Lucas Oliveira atuou muito bem pelo Bangu no Carioca fazendo a função de ala, lateral e até de atacante. É uma necessidade nossa. Trata-se de um jogador bem efetivo, pode jogar também como camisa 10. É questão de adaptação, e tenho a impressão de que vai conseguir se adaptar bem. Eu não quero colocar pressão nele nem expectativa porque ainda é bem jovem, mas espero que tenha sucesso aqui.
Gabriel Dias eu conheci na minha passagem pelo Fortaleza e já tinha enfrentado ele. Tem versatilidade, pode atuar em três posições, como lateral-direito, zagueiro, que é a posição de origem, e primeiro volante. Isso é importante em um campeonato tão duro como a Série B.
Zé Vitor, Erick e Palacios são jogadores que tiveram grandes momentos. Eric e Zé mais atuais, foram artilheiros e principais destaques dos campeonatos Gaúcho e Catarinense. O Palacios vem se destacando desde o Unión Española e foi convocado algumas vezes para a seleção chilena. Infelizmente não teve bom momento no Inter, e pelas informações que tivemos, foi mais uma questão de adaptação. A gente espera fazer renascer nele tudo o que apresentou no Chile.
Acho que no futebol a gente não pode cravar nada. Jogadores experientes às vezes não conseguem render em grandes clubes. Com os jovens é preciso cuidado para não criar muita expectativa, mas de uma forma geral, pelas credenciais deles, o Vasco acertou nas contratações.”