A três rodadas do fim do brasileirão, a chance de rebaixamento do Vasco é menor do que em 2008, 2013 e 2015. O site americano FiveThirtyEight diz que o cruz-maltino tem 52% de chances de jogar a Série B em 2021.
Por Adrielly Ribeiro
São dois fatores que ajudam sinalizar o tamanho do problema nessa luta para não ser rebaixado: o risco de queda, calculado pelos matemáticos, e a perspectiva de reação da equipe, capaz de ser medida pelo desempenho recente. Uma análise destes dois índices mostra um Vasco com chances moderadas de cair, mas tendo níveis de atuações e resultados que preocupam na esperada guinada para seguir na elite.
Desde que o campeonato passou a ter 20 times, essa é a quinta vez que o cruzmaltino chega a três rodadas do fim da competição com risco de cair para a série B. Em 2008 a probabilidade de ser rebaixado era de 60%, em 2013 88% e em 2015 94%.
Dessa vez, a ameaça é de cerca de 50%, entretanto, em 2018 era ainda menor: 25%, tanto que o Vasco não caiu, apesar do sufoco.
As próximas três partidas serão contra o Internacional, domingo, em São Januário. Contra o Corinthians, em São Paulo, no domingo (21), ás 16h, e contra o Goiás, também em São Januário, na quinta-feira (25), ás 21:30.
Na última quinta-feira (11), a diretoria do Vasco se mobilizou para tentar evitar o quarto rebaixamento. Houve uma reunião com o presidente Jorge Salgado e os principais vice-presidentes para tentar encontrar uma maneira do time somar os pontos necessários.