O Vasco da Gama vem se preparando para o confronto contra o Grêmio nesta semana, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno. Com o adiamento da partida contra o Cuiabá, já que o adversário terá jogo pela Sul-Americana nesta quarta, será 1 semana inteira de treinamentos para a equipe comandada por Rafael Paiva, que deve poder contar com algumas voltas.
A primeira delas, claro, é a de Dimitri Payet. O francês já vem recuperado de lesão há algum tempo, mas vinha fazendo a transição física e sendo avaliado dia após dia. Dessa vez, Payet já treina com bola sem restrições e está totalmente liberado para voltar. O jogador já poderia ser relacionado, inclusive, para a última partida contra o Galo na Arena MRV, mas preferiu aprimorar ainda mais o físico para voltar bem da lesão.
+ EXCLUSIVO! Vasco contrata novo diretor comercial da SAF; confira
Agora, existe um nome que gera dúvidas. Único reforço que ainda não estreou, Souza ainda é uma incógnita para o duelo contra o Grêmio neste próximo domingo. O volante está em processo de recuperação física depois de bastante tempo parado, segundo o canal Atenção Vascaínos, mas vem fazendo parte normalmente das atividades no CT Moacyr Barbosa. Souza vem sendo avaliado dia após dia e nutre a expectativa de ser relacionado para os jogos o mais rápido possível.
Assim, a escalação inicial será um grande mistério. Com a volta dos experientes jogadores e a ascensão de Philippe Coutinho, Rafael Paiva terá uma boa dor de cabeça para montar a equipe. A partida contra o Grêmio é importante e pode afastar de vez o Vasco do risco do Z4, então mesmo fora de casa, o ideal seria somar 3 pontos. Será um jogo muito pegado, então é importante que quem esteja escalado, esteja muito bem fisicamente.
Vasco continua no mercado buscando reforços “pontuais”
O Vasco da Gama segue atrás de jogadores nesta janela de transferências, mas é importante entender que a SAF do clube está quebrada. Por isso, o Gigante da Colina essa janela irá atrás de jogadores com custos baixos. A boa fase recente do time no Campeonato Brasileiro não muda o pensamento do presidente Pedrinho de que o elenco ainda demonstra fragilidades claras em algumas posições e precisa de reforços para competir por coisas maiores até o fim do ano.
Pedrinho e o departamento de futebol do clube buscam contratações que cheguem como reforços pontuais. A intenção é que cheguem dentro do elenco Cruzmaltino como unanimidade e prontos para entrar no time titular, fortalecendo e contribuindo de imediato.
Por isso, depois de anunciar nomes como Philippe Coutinho, Alex Teixeira, Emerson Rodríguez e Souza, a intenção é fortalecer o sistema defensivo. Mais precisamente um zagueiro. O Vasco entende que Lucas Piton, Paulo Henrique e João Victor são titulares incontestáveis, mas que o elenco precisa de mais um jogador para fazer dupla de zaga. Muitos nomes vem sendo especulados. André Ramalho, o mais recente deles, foi para o Corinthians.
Tanto comissão técnica, quanto diretoria entendem que a zaga é o setor mais carente neste momento. Apesar de possuir veteranos atletas, a equipe tem alguns garotos que compõem o elenco. A dupla de zaga vem sendo formada por Léo e Maicon, que também são considerados líderes vocais do elenco. O zagueiro João Vitor sofre com uma lesão que vem lhe afastando dos gramados nas últimas semanas, mas deve voltar na segunda quinzena de agosto, provavelmente na partida contra o Criciúma, no Heriberto Hulse. Robert Rojas e o jovem Lyncon são outras opções para a defesa. O último, apesar de ser visto como uma joia, o clube entende que precisa de mais tempo para se firmar.
Além da dupla de zaga, outra posição que pode chegar na Colina muito em breve é a de ponta esquerda, para disputar posição com David. Dimitri Payet também é muito especulado que jogue por aquela faixa do campo, como vem se aperfeiçoando ao longo de sua passagem no Vasco.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News