De acordo com a UFMG, o Vasco pode conseguir o acesso apenas vencendo em casa
A vitória contra o Operário foi um passo muito importante na caminhada do Vasco rumo à Série A. Além de criar uma gordura, o resultado também aumentou as chances de promoção.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, atualmente o Cruzmaltino tem 62,3% de chances de subir. Com 52 pontos, o time pode retornar à elite do futebol nacional depois de dois anos mesmo apenas vencendo os jogos restantes em São Januário.
Porém, o caminho não é fácil: dos cinco próximos adversários do Vasco, apenas o Novorizontino não é um adversário direto. Na sequência, o Bacalhau tem pela frente Sport, Criciúma, Sampaio Corrêa e Ituano. Caso vença os jogos como mandante, o time de São Januário teria apenas 61 pontos, o que segundo a UFMG, traria uma possibilidade de acesso de 99,4%. Porém, caso tropece em casa, o Cruzmaltino terá que pontuar fora, sendo que com 60 pontos, a probabilidade cai um tiquinho: 97,2%.
Desde que a Série B passsou a ser disputada em pontos corridos, em 2006, nenhum time subiu com menos de 59 pontos, sendo o Vitória de 2007 o clube que conseguiu tal façanha.
Por Luiz Nascimento