Jogador estava emprestado em time grego e o clube paulista já não o quer mais no elenco
Luiz Nascimento
O meia Mateus Vital, pode ser liberado de graça pelo Corinthians. De acordo com o ge.globo, o jogador, que foi emprestado ao Panathinaikos, da Grécia, não foi relacionado para nenhum jogo do Timão pelo técnico Vítor Pereira.
A diretoria corintiana quer vender o atleta de 24 anos, mas já sinalizou que pode liberar Vital de graça, desde que fique com um percentual grande dos direitos econômicos. Esta estratégia foi usada também em outras transferências, como a de Gabriel, que foi para o Inter de graça.
Para o Coringão, essa é uma maneira de desinchar a folha salarial e dar mais oportunidades em outros clubes a jogadores excedentários, aumentando as chances de recuperar o grande investimento feito neles numa eventual venda futura.
O contrato de Vital vai até o final do ano que vem e não há possibilidade de emprestá-lo de novo. Curiosamente, houveram sondagens de clubes como o Ceará, mas um empecílio seria o alto salário do jogador, o que com a compra pela 777 Partners da SAF do Vasco, pode não ser um grande dificultador.
Mateus Vital, ou Mateus Pet, é cria das categorias de base do Vasco e subiu para os profissionais em 2015, entrando em campo pela primeira vez no empate em 0x0 contra o Coritiba, na última rodada do Brasileirão daquele ano. Jogou pouco em 2016, mas ganhou destaque em 2017, fazendo parte do time que conquistou a surpreendente classificação à Libertadores. Em 2018, foi comprado pelo Corinthians por R$ 6,8 milhões. No Parque São Jorge, foram 179 jogos e 14 gols até o meio de 2021, quando foi emprestado para o Panathinaikos. Na Grécia, Vital esteve em 40 partidas e marcou só três gols.