O Vasco da Gama iniciou a pré-temporada de 2026 com novidades importantes vindas do Departamento de Saúde e Performance (DESP). A principal delas envolve o lateral-esquerdo Lucas Piton, que sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo na partida contra o Mirassol, em 2 de dezembro. O atleta tem impressionado a todos pela rapidez em sua recuperação e está muito próximo de ser reintegrado totalmente ao grupo.
+ Titular absoluto do Vasco se recupera de lesão e Diniz já tem o substituto
O esforço de Piton no Vasco
A evolução acelerada não foi por acaso. Durante o período de recesso das férias, Piton realizou trabalhos particulares de fisioterapia focados em antecipar seu retorno. O resultado foi extremamente positivo: desde a reapresentação no CT Moacyr Barbosa, o jogador tem realizado todos os exercícios propostos sem relatar dores ou restrições, passando com êxito nos testes físicos. A expectativa do staff e do próprio atleta é que ele retorne às atividades com o restante do elenco já nos próximos dias, embora o clube não divulgue prazos oficiais.

Situação de Adson e volantes
Além do lateral, o boletim médico atualizou a situação de outros três atletas. Adson, que sofreu uma fratura na tíbia em julho, também vive a expectativa de retorno. Ele se reapresentou na última sexta-feira e já aparece em vídeos de treinos, realizando trabalhos parciais com o grupo visando o Campeonato Carioca.
Já a situação dos volantes é mais delicada. Mateus Carvalho, que rompeu o ligamento cruzado, meniscos e colaterais do joelho esquerdo no aquecimento da final da Copa do Brasil contra o Corinthians, ainda não foi operado. A cirurgia está prevista para acontecer entre os dias 7 e 10 de janeiro. Por fim, Jair, que lesionou o joelho direito em setembro (ruptura parcial do cruzado anterior, colateral medial e meniscos), já passou por procedimento cirúrgico, mas segue fora de combate por um longo período de recuperação.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.





