Nuno Moreira alcançou neste domingo a marca de 50 jogos em sua temporada de estreia pelo Vasco. O atacante português, peça importante no início do ano, vem sentindo o desgaste físico no período mais turbulento do time e se aproxima de igualar o número de partidas que fez nas suas duas últimas temporadas em Portugal.
Se disputar todos os compromissos restantes – e caso o Vasco avance até a final da Copa do Brasil –, Nuno pode chegar a 57 jogos em 2025, exatamente o total acumulado entre 2023 e 2024, quando vestia a camisa do Vizela. Somando as aparições pelo Casa Pia, o atacante já atuou 56 vezes no ano, o maior volume de partidas de sua carreira.
Apesar do alto número de minutos em campo, o rendimento recente caiu. Nuno não marca nem dá assistência há mais de um mês. Seu último gol foi na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, pela 29ª rodada, em 20 de outubro.
Nuno Moreira, CSA x Vasco — Foto: Marlon Costa/AGIF
Questão física: um problema antigo
Desde que chegou ao Vasco, em março, Nuno chamou atenção pela dificuldade em sustentar o ritmo durante os 90 minutos. Aos 26 anos, o jogador costuma demonstrar desgaste precoce e raramente permanece até o apito final.
Fernando Diniz já foi questionado sobre o tema e admitiu que o português ainda tem espaço para evolução física. Após o empate por 0 a 0 com o CSA, em agosto, pela Copa do Brasil, o técnico explicou:
“É uma pergunta pertinente. Eu não sei responder de bate-pronto, preciso entender melhor o histórico do Nuno. Ele tem como evoluir nessa questão”, afirmou Diniz. “Ele não estava acostumado ao ritmo de jogos e viagens no Brasil. Também não atuou em clubes de primeiro escalão em Portugal, que disputam Champions ou Liga Europa. É uma novidade para ele. Talvez precise de adaptação, mas tem feito boas partidas”, completou.
Bahia x Vasco da Gama pelo Campeonato Brasileiro realizado no Arena Fonte Nova em 23 de Novembro de 2025. Fotos: Matheus Lima/Vasco.
Entre as 50 partidas disputadas pelo Vasco, Nuno atuou os 90 minutos em apenas duas: diante de Fluminense (10ª rodada) e Grêmio (15ª). No total, o atacante soma 3.738 minutos na temporada, a nona maior marca do elenco.
Jogo decisivo pela frente
Em meio à queda brusca de desempenho, Nuno volta a campo com o Vasco em um confronto crucial contra o Internacional, na sexta-feira, pela 36ª rodada. Após cinco derrotas seguidas, o Cruzmaltino estacionou nos 42 pontos e precisa vencer para se afastar do risco de rebaixamento na reta final do Brasileirão.