Mateus Vital será emprestado a clube europeu por uma temporada, com valor de compra já definido
Por Fabio Ramos
O Corinthians anunciou na manhã desta quarta-feira o empréstimo do meia Mateus Vital ao Panathinaikos, da Grécia, por uma temporada – com o clube europeu arcando com 100% dos salários do jogador. E isso pode trazer um pouco de conforto aos cofres vascaínos.
+ Vasco inicia limpeza no elenco e rescindirá com volante Michel
Caso queira permanecer com Vital após o empréstimo, o Panathinaikos terá que desembolsar 4 milhões de euros (cerca de R$ 24,5 milhões na cotação atual) para comprar 50% dos direitos econômicos dele. Deste montante, o Vasco teria direito a 15%, referente aos direitos do atleta que ainda pertencem ao Gigante da Colina.
+ Participe de nosso grupo do Whatsapp
Vital já foi dispensado dos treinos do clube paulista e esteve no CT Joaquim Grava para se despedir dos companheiros. Ele embarca para a Grécia nos próximos dias para fazer exames médicos e assinar contrato. O Cruzmaltino ainda pode ter mais dinheiro a receber, caso seja respeitado o ‘Mecanismo de Solidariedade’ criado pela Fifa – para fomentar a formação de jogadores por parte dos clubes em suas categorias de base.
Como Matheus jogou nas categorias de base do Gigante entre 2003 e 2015, antes de subir ao profissional e permanecer o fim de 2017, a ferramenta prevê que, a cada transferência, 5% do valor total da negociação seja distribuído às equipes que contribuíram na formação do atleta. A quantia paga pelo clube comprador ao clube formador é calculada de forma proporcional ao período em que o atleta passou no clube, dos 12 aos 23 anos.