O Vasco é a equipe que tem o elenco com a menor média de idade no Campeonato Brasileiro. Isso se deve também por conta das baixas de Nenê, de 41 anos, Anderson Conceição, de 33, e Edimar, de 36, agora no meio de tantos garotos, um cria da base virou a referência da vez.
Trata-se de Alex Teixeira, de 33 anos, que passou a ser o jogador mais velho da equipe.
– A idade chega para todo mundo (risos) – brincou Teixeira.
Ele que já foi um garoto carregando a cruz de malta, sabe bem os conselhos a dar para a nova garotada.
– Eu sempre converso com a molecada aqui, que está subindo, que já está no elenco. Para ter paciência, que a hora deles vai chegar. E quando chegar a oportunidade, para eles abraçarem da melhor maneira possível. Tem que ter calma, vão oscilar bastante, como eu oscilei lá atrás. Tem que estar preparado para, quando a oportunidade bater na porta, eles agarrarem e não saírem mais – disse ele.
A equipe, que configura a mais nova do campeonato, tem jogadores com quase a metade da idade de Alex: Rayan tem 16 anos, Paulinho, 17; Andrey, Barros e Eguinaldo têm 18; e Marlon Gomes completou 19 há pouco tempo.
Além de modelo como identidade com o clube, Alex também é em liderança técnica.
Até o momento, o atacante tem feito um papel fundamental para o comandante Maurício Barbieri. De 14 jogos no ano, Alex já marcou três vezes, e duas delas foram em clássicos.
– Quando a gente fala dessa função de 10, vem um estereótipo muito marcado do que é o 10 tendo em vista a história do futebol brasileiro. Mas existem diferentes camisas 10. O Alex começou a carreira como um atacante de lado, mas agora vem jogando mais como um meia-atacante. E essa é a ideia, que ele flutue no espaço mais próximo ao Pedro, que ele consiga fazer os seus movimentos. E ele sempre fez muito gol – disse o comandante durante o Carioca.
Barbieri também afirmou que o jogador vem melhorando bastante. E que o momento que ele esteve apagado na Série B foi uma outra fase.
– Ele vem melhorando a cada jogo, no ano passado foi um outro contexto, e a gente teve um cuidado especial com ele na pré-temporada e agora estamos colhendo os frutos deste trabalho.
+ Andrey Santos, do Vasco, desbanca outras joias do país em gols
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News