Mercado do cruzmaltino bastante agitado com 11 saídas, até agora, e 6 chegadas
Por Luiz Nascimento
Mais um ano começa e com ele, temos mais uma janela de transferências. No Vasco, o mercado está mais agitado do que nunca. Com o fracasso na temporada 2021, muitos jogadores saíram e a tendência é que muitos cheguem também, especialmente para a defesa, uma das áreas que mais se saíram mal, especialmente durante a disputa da Série B.
Confira abaixo, quem saiu e quem chegou ao Cruzmaltino, entre a reta final da segunda divisão do Brasileirão e o dia 30/12/2021.
Saídas
– Michel, volante: Sem muito aproveitamento durante a Série B, retornou ao Grêmio.
– Morato, atacante: apesar de ter algum destaque, não permaneceu no Vasco e está retornando ao Red Bull Bragantino.
– Wálber, zagueiro: pedido do técnico Lisca, o defensor ex-Cuiabá jogou pouco na Série B e vai retornar ao Athletico-PR.
– Léo Jabá, atacante: outro jogador com relativo destaque na campanha da permanência na segunda divisão, retornou para o PAOK-GRE.
– Rômulo, volante: campeão da Copa do Brasil em 2011, não rendeu o que se esperava e saiu do clube mesmo antes da Série B.
– Zeca, lateral-esquerdo: o campeão olímpico de 2016 foi um dos mais criticados pela torcida e teve seu contrato rescindido.
– Ernando, zagueiro: grande esperança para a defesa vascaína, não rendeu como se esperava e tal como Rômulo e Zeca, também teve o vínculo encerrado.
– Germán Cano, atacante: o segundo maior artilheiro estrangeiro do Vasco até chegou a negociar uma renovação, mas a diretoria do clube alegou não ter dinheiro e o argentino saiu, rumo ao Fluminense, faltando apenas a assinatura do contrato.
– Ricardo Graça, zagueiro: campeão olímpico em Tóquio-2020, o zagueiro acumulou bons e maus momentos com a camisa cruzmaltina e foi vendido para o Júbilo Iwata, time que acabou de subir para a primeira divisão japonesa.
– Marquinhos Gabriel, meia, e Leandro Castán, zagueiro: dois dos jogadores mais criticados pelos torcedores, ambos não renovaram contrato e devem sair do Vasco. Castán, inclusive, já se mudou para São Paulo, embora tenha dinheiro a receber do clube de São Januário.
– Vanderlei, goleiro: o experiente atleta de 37 anos foi marcado por algumas falhas durante a disputa da Série B, no entanto, existe uma cláusula em seu contrato que permite uma renovação automática caso o arqueiro atingisse um determinado número de jogos, o que aconteceu. No entanto, como Vanderlei não deve ficar nos planos para 2022, ele e o Vasco estão negociando uma rescisão.
Chegadas
Yuri Lara, volante: o ex-CSA foi um dos líderes em desarmes na Série B de 2021 e tem um histórico no Azulão do Mutange, sendo responsável pelo acesso do clube alagoano na Série B de 2018. Vascaíno desde a infância, ele chega para corrigir um dos maiores problemas do Vasco na temporada que se encerrou, que foi o setor defensivo. O contrato vale até o fim da Série B de 2022.
Thiago Rodrigues, goleiro: revelado no Paraná Clube, onde chegou a disputar a Série A em 2018, e com passagens por vários times do Sul do Brasil como Caxias e Figueirense, o arqueiro de 33 anos e 1,90m é outro ex-CSA que assinou com o Vasco até o fim da Série B do próximo ano.
Luís Cangá, zagueiro: o equatoriano de 26 anos e 1,90m fez toda a sua carreira em dois clubes: LDU, onde começou a carreira, e Delfín, onde estava desde 2018. Também chegou a defender a seleção de seu país em competições internacionais de base, com uma Copa do Mundo sub-17 e um Sul-Americano sub-20, apesar de ter sido chamado para a seleção principal em apenas quatro oportunidades. Cangá chega com vínculo até o final do Campeonato Carioca, com opção de renovação até o fim do ano.
Edimar, lateral-esquerdo: mais um ex-Red Bull Bragantino, o veterano de 35 anos irá defender o seu 13º clube na carreira. Revelado pelo Cruzeiro e com larga experiência no futebol europeu, Edimar vem para disputar posição com o titular absoluto da lateral-esquerda, Riquelme, que pode inclusive ser deslocado para o meio de campo. Seu contrato irá até o fim da temporada de 2022.
Anderson Conceição, zagueiro: o defensor de 32 anos e 1,88m foi revelado pelo Mogi Mirim e acumula passagens por times tradicionais no futebol brasileiro, como Bahia e América-MG, além de dois times europeus, um dos Estados Unidos e um do Catar. Em 2019, chegou ao Cuiabá, e logo virou capitão da equipe e ídolo da torcida. Foi peça fundamental para o acesso do Dourado à Série A em 2020, mas em 2021, ficou a maior parte do tempo no banco. Seu contrato vai até o fim da temporada.
Isaque, meia-armador: o atleta de 24 anos passou pelas categorias de base de vários times do interior de São Paulo, mas em 2017, foi contratado pelo Grêmio, onde se profissionalizou em 2018. No Tricolor Gaúcho, foi tricampeão estadual, entre 2018 e 2020, campeão da Recopa Sul-Americana, em 2018, e vice-campeão da Copa do Brasil, em 2020. Em 2021, foi emprestado a dois times da Série A: no primeiro semestre, foi para o Fortaleza, onde levou o título cearense. E logo depois, para o América-MG, onde participou da campanha que levou o Coelho à Libertadores. Mais um jogador cujo contrato irá até o fim de 2022.
Vitinho, meia: cria das categorias de base do Corinthians, o meia de 21 anos sempre foi tratado como promessa no Parque São Jorge. Porém, a chegada de jogadores mais experientes para a sua posição, como Renato Augusto, praticamente minou as chances de permanência no Coringão, e o empréstimo para o Vasco é visto como uma oportunidade para ganhar rodagem e experiência. Vale ressaltar que o gerente executivo de futebol Carlos Brazil trabalhou como coordenador da base do Corinthians e conhece o jogador.
Raniel, atacante: o atleta de 25 anos chega por empréstimo do Santos até dezembro do ano que vem. Revelado pelas categorias de base do Santa Cruz, Raniel logo chamou a atenção do Cruzeiro, que o contratou em 2016. Na Raposa, foi bicampeão da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, mas em 2019 foi para o São Paulo, e logo depois se transferiu para o Santos. Em outubro de 2020, Raniel testou positivo para Covid-19, e ainda teve uma trombose venosa na perna direita, que quase forçou uma aposentadoria dos gramados. Depois de nove meses de recuperação, voltou só no meio de 2021, mas também não vinha sendo muito aproveitado.
Em negociação
Daniel Amorim, atacante: o jogador de 32 anos pertence ao Tombense-MG e tem contrato de empréstimo válido até o dia 31 de dezembro. Mesmo sendo um reserva importante durante a campanha da Série B, Amorim não deve renovar por questões técnicas: o centroavante não se encaixaria no modelo de jogo proposto pelo novo técnico Zé Ricardo.
Caio Dantas, atacante: destaque do Náutico na Série B 2021, o atleta pertence ao Água Santa, que quer uma compensação financeira após dois empréstimos gratuitos: ao Timbu e ao Sampaio Corrêa. Já o Vasco quer tentar um empréstimo sem custos. Apesar desse entrave, o Cruzmaltino e o time do ABC Paulista ainda estão abertos à negociações.
Jorge Recalde, meia-atacante: o paraguaio de 29 anos é um dos principais destaques do Olímpia, que faz jogo duro para a liberação. Um fato que pode facilitar é o de que o clube paraguaio deve salários ao atleta, que tenta uma rescisão de contrato. Além disso, seu empresário é Régis Marques, o mesmo de outros dois compatriotas com passagens pelo Gigante da Colina: o goleiro Martín Silva e o volante Matías Galarza.
Luis Amarilla, atacante: outro paraguaio que pode pintar na Colina, Amarilla tem 26 anos, pertence ao Vélez Sarsfield, da Argentina, e tem um certo histórico de sucesso no futebol equatoriano, onde foi campeão da Supertaça do país recentemente pela LDU. Somando as passagens pela Liga de Quito e a Universidad Católica de Quito, o centroavante tem 32 gols. Cabe ressaltar que o Vélez estipulou um montante de 250 mil dólares para o Vasco ter o paraguaio em seu plantel, quantia que o clube pode pagar em até 5 vezes.
Diego Souza, atacante: um dos pilares do time que levou a Copa do Brasil em 2011, o atleta de 36 anos está sem clube desde que deixou o Grêmio. Porém, o Vasco enfrenta a concorrência do Sport Recife, clube do qual Diego defendeu na temporada 2017. Pesam a favor do time da Colina o desejo de sua família em permanecer no Rio de Janeiro e a idolatria de parte da torcida, que tem uma memória afetiva pelo Trem Bala da Colina. No entanto, o Tricolor Gaúcho pode recontratar o jogador, embora o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior trate essa possibilidade como muito distante.
O atleta está passando férias nos Estados Unidos, mas deve definir seu futuro até o dia 10 de janeiro, quando retornará ao Brasil.
Retornando de empréstimo
Tiago Reis, atacante: cria da base do Vasco, o atleta até chegou a ter bons momentos com a camisa cruzmaltina, mas caiu de produção e foi emprestado ao Confiança. Com o rebaixamento do time sergipano à Série C, Tiago retornou à Colina, mas seu futuro é incerto.
Lucas Santos, meia: outro atleta oriundo das categorias de base que chegou a jogar algumas partidas no profissional e foi emprestado para um time rebaixado à Série C, no caso o Brasil de Pelotas. Sua situação é a mesma de Tiago Reis: voltou ao Vasco, mas não se sabe se permanecerá para 2022.