A prioridade da diretoria vascaína é o setor ofensivo
Luiz Nascimento
Falta um mês para a abertura da janela de transferências do meio do ano e o Vasco já tem uma prioridade na hora de reforçar o time, mesmo sem a certeza da injeção de dinheiro da 777 Partners: o setor ofensivo. O último terço do campo é a prioridade para o time do novo técnico Maurício Souza, que estreará amanhã, contra o Londrina.
O plantel profissional vascaíno tem atualmente 38 atletas. Apesar de estar satisfeito com essa quantidade de jogadores, o Vasco acredita que pode contratar mais. Segundo a gerência de futebol, a área mais carente é justamente o ataque. Os principais alvos são pontas, mas o Cruzmaltino não descarta contratar um centroavante para disputar espaço com Raniel.
Atualmente, o Gigante da Colina conta com as suas excelentes e multicampeãs categorias de base para suprir essa carência. Gabriel Pec e Figueiredo, que já estavam no time do ano passado, se firmaram pelos lados de campo e estão correspondendo. Por outro lado, Erick, ex-Ypiranga e Lucas Oliveira, ex-Bangu, que foram contratados originalmente para assumir o lugar dos Meninos da Colina, estão atualmente na reserva. Já Vinícius Paiva e Jhon Sánchez nem foram muito aproveitados até agora.
O antigo técnico do Vasco até fez um rodízio no elenco durante o tempo em que esteve à frente do escrete cruzmaltino, mas os problemas ofensivos persistiram. Raniel começou bem na Série B, resultado do bom desempenho no Campeonato Carioca, mas caiu de produção e foi preterido por Getúlio, que não é centroavante de origem, mas sim segundo atacante.
Veja quantas vezes os atacantes do Vasco atuaram na Série B:
• Gabriel Pec: 12 jogos (11 como titular)
• Figueiredo: 12 jogos (nove como titular)
• Raniel: 11 jogos (nove como titular)
• Getúlio: 10 jogos (quatro como titular)
• Erick: quatro jogos (um como titular)
• Vinícius: três jogos (nenhum como titular)
• Zé Santos: dois jogos (nenhum como titular)
• Jhon Sánchez: um jogo (nenhum como titular)
Com os problemas apontados, a diretoria vascaína mira o mercado, especialmente o sul-americano. Conforme já noticiado aqui no Papo na Colina, pelo menos três atacantes despertaram o interesse do Vasco no último mês: Leandro Godoy, do Chacarita Juniors-ARG; Franco Fagúndez, do Nacional-URU; e Thiago Borbas, do River Plate-URU.
No entanto, o departamento de futebol cruzmaltino pode mudar de ideia nos próximos dias, dependendo da finalização das negociações da Vasco SAF com a 777. A confecção dos contratos está sendo finalizada e tanto clube quanto fundo de investimentos tentam adiantar o processo para que os americanos assumam antes de 18 de julho, data em que a janela de transferências de inverno abre.