O Vasco volta à campo neste sábado, às 18h30, contra o São Paulo, em um duelo importantíssimo na briga contra o rebaixamento. Depois de uma derrota dolorida contra o Santos, por 4×1, é de extrema importância que a equipe dê uma resposta o mais rápido possível e consiga retomar o caminho das vitórias dentro do Campeonato Brasileiro.
Duelos contra o São Paulo trazem boas lembranças para o torcedor vascaíno. O confronto mais histórico, claro, é a final de 1989, quando o Cruzmaltino ganhou seu 2° título do Campeonato Brasileiro após vencer o Tricolor Paulista em pleno Morumbi, com gol de Sorato de cabeça. Entretanto, o clube carioca também é responsável por aplicar a maior goleada já sofrida pelo São Paulo na história do Brasileirão.
Foi em 25 de novembro de 2001. Com gols de Romário (3), Gilberto, Euller, Léo Lima e Dedé, o Vasco derrotou o São Paulo por 7 a 1, com França descontando para o adversário. É um dos jogos inesquecíveis para o torcedor vascaíno, que lembra desse jogo como se fosse ontem. Um show de bola de um time que marcou época.
O Vasco chegava na partida com pouca motivação, já que estava em 12° e tinha poucas chances de se classificar para o mata-mata, que era o sistema de disputa do Campeonato Brasileiro na época. Enquanto isso o São Paulo ocupava a 6° colocação e buscava uma vitória para se posicionar melhor entre os times que participariam da próxima fase da competição.
Logo no início do jogo, ocorreu o lance crucial para o desenrolar da partida. Euller ficou frente à frente com Rogério Ceni, que, após cabeceio do atacante, cortou com a mão fora da área, evitando o gol. O árbitro Carlos Eugênio Simon expulsou o goleiro, e Alencar entrou para assumir a meta. Ainda no primeiro tempo, Gilberto e Euller garantiram 2 a 0.
No segundo tempo, Romário marcou mais dois – o primeiro, aos 2 minutos, foi o milésimo gol da história do Campeonato Brasileiro. O Baixinho ainda deu passe de calcanhar para Léo Lima marcar o quinto gol do Vasco. Romário, de novo, e Dedé fizeram 7 a 0 em momento que o São Paulo também havia perdido Gustavo Nery por expulsão. O Tricolor marcou o gol de honra aos 44, com França. No fim, Kaká ainda acertou o travessão de Helton após chute do meio de campo. A partida não mudou o destino de nenhum dos dois times, mas ficou marcada para o torcedor vascaíno.
Agora, a tendência é que nessa partida, o Vasco que enfrentará o São Paulo tenha seis mudanças em relação ao time que perdeu no Morumbi, no semestre passado. É uma clara mudança de rota de todo o clube, que busca voltar ao lugar de protagonismo dentro do futebol brasileiro que nunca deveria ter saído.
+ Após atraso, 777 começa pagar aporte ao Vasco; entenda a situação
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News