Nesta quinta-feira, Alex Teixeira reencontrará o palco de sua atuação mais marcante desde o retorno ao Vasco. O atacante voltará ao Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR), onde brilhou na histórica vitória sobre o Operário-PR por 3 a 2, em outubro de 2022, pela 33ª rodada da Série B. A partida ficou conhecida entre os vascaínos como a “Batalha de Ponta Grossa”, e foi crucial na campanha do acesso à Série A daquele ano.
Na ocasião, o Vasco perdia por 2 a 1 até os minutos finais, quando Alex, que havia entrado no segundo tempo, marcou dois gols, aos 43 e 49 minutos, garantindo a virada dramática. Aqueles foram os únicos gols do atacante na temporada, mas o desempenho ficou marcado como seu grande momento desde o retorno ao clube que o revelou.
+ Confira jogadores do Vasco relacionados para duelo contra o Operário
À época, Alex vivia sua primeira temporada pelo Vasco após 12 anos atuando no exterior. Apesar da expectativa da torcida, o atacante teve dificuldade em manter o nível das atuações e terminou 2022 como reserva. Desde então, a trajetória no clube tem sido marcada por altos e baixos.
Números e retorno discreto
Após encerrar sua segunda passagem ao fim de 2023, Alex Teixeira retornou ao clube em julho do mesmo ano, após sete meses sem atuar profissionalmente. O pedido partiu de Philippe Coutinho, amigo pessoal e também revelado em São Januário. Desde 2022, são 70 partidas pelo Vasco, sendo 38 como titular, com sete gols marcados e oito assistências.
Em 2025, Alex participou de 11 jogos, mas começou entre os titulares em apenas quatro. Com a chegada de novos reforços para o setor ofensivo e um desempenho abaixo do esperado no início do Campeonato Carioca, o atacante perdeu espaço no elenco.

Com dois gols no fim do jogo, Alex Teixeira foi decisivo contra o Operário — Foto: Daniel Ramalho / Vasco
Esperança no retorno de Felipe
Apesar do momento de baixa, Alex vê no retorno de Felipe ao comando técnico uma oportunidade para recuperar espaço. O ex-jogador, que assume interinamente após a demissão de Fábio Carille, foi responsável por um dos últimos bons momentos do atacante em campo.
+ Onde assistir Operário-PR x Vasco
No fim da temporada passada, sob comando de Felipe, Alex atuou nas três rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Ele entrou no intervalo da partida contra o Atlético-GO, marcou um gol e deu uma assistência no empate por 2 a 2 — suas últimas participações diretas em gols pelo clube. Nas duas rodadas seguintes, foi titular nas vitórias sobre Atlético-MG e Cuiabá, desempenhando bem como segundo atacante, ao lado de Vegetti, em um esquema 4-4-2.
Agora, diante do Operário-PR, Alex Teixeira reencontra o cenário de sua atuação mais emblemática com a camisa cruzmaltina e conta com o respaldo de Felipe para buscar uma nova chance de protagonismo.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News







