O Vasco da Gama tem uma grande missão nos próximos dias. Com pouquíssimos recursos para ir ao mercado e conseguir a contratação de novos jogadores, o Gigante da Colina vai buscando liberar alguns jogadores de alto salário e que não vem sendo utilizados por Rafael Paiva para conseguir arrumar espaço na folha salarial e aumentar o orçamento na janela de transferências.
Alguns jogadores já estão de saída do Vasco da Gama. Com as possíveis chegadas do zagueiro Maurício Lemos e de um ponta esquerda que o Gigante da Colia vem mapeando no mercado, a liberação de atletas vem sendo uma das prioridades do clube.
+ Ídolo do Fluminense, Thiago Silva era torcedor do Vasco; entenda a história
O primeiro jogador liberado foi Praxedes, que foi negociado com o Athletico Paranaense. O jogador chegou no Vasco da Gama no ano passado como um pedido de Ramón Diaz, que gostava muito de seu futebol. Continuou nessa temporada, também por pedido do mesmo, mas vem tendo pouquíssimo espaço. Com Rafael Paiva, voltou a ser escalado como titular, jogou bem algumas partidas, mas voltou a falhar.
Depois do erro grave contra o Atlético Mineiro, Praxedes novamente saiu dos 11 iniciais, faltando até mesmo na lista de relacionados. Vale lembrar, o Vasco pagou 1 milhão pelo seu empréstimo nesta temporada, além de todos os vencimentos mensais, em um investimento com pouca justificativa dado ao apresentado pelo jogador.
Nessa terça-feira, outra negociação se concretizou. O Vasco acertou o empréstimo do volante Zé Gabriel para o Coritiba, segundo informações do jornalista Rogério Scarione. Zé irá voltar para a Série B, onde foi contratado pelo Vasco, em 2022. O jogador vinha sendo no ano passado o primeiro volante titular do Vasco desde que Ramón Diaz entrou no time. A confiança no jogador continuou em 2024, mas desde que o treinador argentino saiu do comando técnico, Zé Gabriel perdeu completamente o espaço.
E mais um jogador pode estar deixando o barco também. O meio-campista chileno Pablo Galdames tem negociações com o San Lorenzo, da Argentina, e pode sair do Vasco muito em breve. Vale lembrar, Galdames já jogou no futebol argentino e conhece o país. O meio-campista foi um dos destaques do Vélez Sarsfield nos últimos anos, o que lhe credenciou a ser comprado pelo Genoa, da Itália. A negociação foi dada inicialmente por Lucas Pedrosa.
Outros jogadores podem sair do Vasco
Além de Praxedes, Galdames e Zé Gabriel, que já representam um grande alívio na folha salarial do Vasco, outros jogadores devem sair do Gigante da Colina em breve. Outro nome que vem sendo bastante envolvido em negociações é o do atacante Rossi, que perdeu bastante espaço na equipe desde que Rafael Paiva assumiu o comando técnico.
O jogador já recebeu propostas de alguns times, como por exemplo o Paysandu, mas no momento não tem a intenção de sair do Vasco. Isso se deve porque o salário de Rossi no momento é muito maior do que o valor praticado no mercado, e o não existe até o momento nenhum clube que esteja disposto a continuar pagando o valor total de seus vencimentos atuais. O Vasco, inclusive, estaria aberto até a pagar parte do salário do atleta se isso significar um pequeno alívio financeiro, que já seria de grande ajuda.
Outro jogador é o atacante Serginho. O jogador tem um grande carinho do torcedor do Vasco da Gama, afinal, foi o responsável pelo gol que manteve o Cruzmaltino na elite do futebol brasileiro no ano passado, contra o Red Bull Bragantino, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Mas seu sucesso dentro de campo pelo Vasco para por aí. Desde o início do ano, Serginho vem tendo pouquíssimo espaço no elenco e sua saída parece cada vez mais próxima. Alguns times da Série A e B no Campeonato Brasileiro já demonstraram interesse no jogador.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News