Além dos problemas que envolvem a SAF, ainda tem a busca por um novo técnico
Luiz Nascimento
A semana começa com quatro problemões para o Vasco resolver, que vão desde tirar o trasferban para poder registrar Alex Teixeira até mesmo buscar um novo técnico, após a demissão de Maurício Souza.
+ RECEBA NOTÍCIAS DO VASCO NO CELULAR TOTALMENTE GRÁTIS! CLIQUE AQUI!
Derrubar a liminar que impede o rito de venda da SAF
Na segunda-feira passada, o processo de venda da Vasco SAF para a 777 Partners sofreu um importante revés por conta de uma liminar impetrada pelo deputado estadual Fábio Silva (União Brasil) e acolhida pelo juiz Luiz Alberto Carvalho Alves. Na ação, é pedido que os contratos de venda entre clube e 777 sejam abertos para todos. O Cruzmaltino entrou com recurso, mas a desembargadora Lúcia Regina Esteves, que iria julgar este recurso, se declarou suspeita, uma vez que ela já havia feito procedimento parecido na época da criação da clube-empresa, como contado pelo redator do Papo na Colina Tales Martín. Com isso, a desembargadora Fernanda Fernandes Coelho será a responsável por acatar ou derrubar a liminar que irá prosseguir com a venda da SAF do Vasco.
Resolver a questão do transferban
Também na última segunda, enquanto a torcida estava digerindo a notícia da liminar que impedia a venda da SAF e estava esperançosa pela vinda de Alex Teixeira, outra notícia acabou caindo como um verdadeiro balde de água fria para os vascaínos. O Vasco sofreu um transferban da FIFA, sendo impedido de registrar novos jogadores, por causa de uma dívida de R$ 1,4 milhão com o treinador Ricardo Sá Pinto, referente a salários atrasados. Com essa punição, o clube ficou impedido de registrar Teixeira. Porém, conforme informado pelo repórter do Papo na Colina Ruann de Lima, o presidente Jorge Salgado deve emprestar dinheiro para, entre outras coisas, pagar a dívida com Sá Pinto e assim, tirar o transferban.
Transferir o jogo com a Chapecoense para o Maracanã
Na última quinta-feira (21), a diretoria do Vasco fez um pedido ao Consórcio Maracanã para que o estádio seja liberado para o jogo Vasco x Chapecoense, que será neste domingo (31), jogo esse que deve marcar a reestreia de Alex Teixeira com a camisa cruzmaltina. Curiosamente, Flamengo e Fluminense possuem jogos marcados no mesmo final de semana: o rubro-negro enfrenta o Atlético-GO no sábado (30) e o tricolor joga contra o Santos na segunda (1/8). Aliás, o Vasco entrou em acordo com o clube da Gávea para realizar mais dois jogos no Mário Filho além do jogo contra a Chape e além disso, o próprio Fla disse ao SJTD que o Maior do Mundo pode ter jogos em dias consecutivos, o que acaba sendo um gatilho para o pedido da diretoria cruzmaltina.
A busca por um novo treinador
Paralelamente a todas essas questões, surgiu uma nova: ontem (24), o Vasco demitiu o técnico Maurício Souza, após 42 dias e uma sequência de resultados negativos cuja gota d’água foi a derrota para o Vila Nova, sábado. Assim como quando Zé Ricardo se demitiu, o auxiliar técnico permanente do clube Emílio Faro estará na beira do gramado nos dois jogos desta semana: contra CRB e Chapecoense, como informado aqui mesmo no Papo na Colina pelo redator Luiz Thiago. A ideia, de acordo com o ge.globo, é pelo menos anunciar o nome do novo comandante da nau vascaína a tempo do jogo contra a Ponte Preta, em 9 de agosto. E essa busca terá apoio da 777 Partners, que apenas deverá dar palpites e referências sobre os aspiras. Vários nomes foram especulados: Renato Gaúcho, técnico mais longevo do Cruzmaltino na era dos pontos corridos e que também foi o treinador do primeiro rebaixamento do Vasco em 2008; Odair Hellmann, com passagens de destaque por Fluminense e Internacional; Fábio Carille, campeão brasileiro pelo Corinthians em 2017 e Guto Ferreira, recém-demitido pelo Bahia e com passagem de destaque no Ceará. Há também a possibilidade de Emílio Faro ser efetivado, caso o interino tenha bons resultados na beira do campo.