O Vasco anunciou nos últimos dias a terceira contratação para a próxima temporada. Trata-se do atacante David, que chega por empréstimo do Internacional até o fim de 2024. O jogador também tem passagens dentro do futebol brasileiro por São Paulo, Cruzeiro, Fortaleza e Vitória.
O jogador, como foi revelado por Alexandre Mattos na entrevista coletiva concedida na segunda-feira, é vascaíno e, segundo ele “estava esperando a ligação do Vasco durante a vida toda.” Mas como foi David nos seus últimos clubes? O ge trouxe a análise.
No Fortaleza, David chegou do Cruzeiro por 5 milhões e se destacou. Na época, foi a contratação mais cara da história do futebol cearense. Homem de confiança do técnico, o atacante foi titular, mas não começou bem. Depois, engrenou, mas perdeu espaço na temporada seguinte.
– O atleta demorou a engrenar, o que gerou certa insatisfação da torcida, é bem verdade. No entanto, David mostrava garra e dedicação dentro de campo, até que os gols começaram a sair. Foram 12 na temporada. Veloz, o atacante mostrava vigor físico para ganhar jogadas dos adversários e finalizar com boa potência em seus chutes. Com Vojvoda, em 2021, o atacante foi perdendo espaço, mas ainda assim deixou sua marca com 13 gols no ano. – disse Juscelino Filho, da TV Verdes Mares.
Ao ser vendido por 11 milhões ao Internacional, David chegou com certa moral no clube gaúcho e se destacou com o técnico “Cacique” Medina, inclusive fazendo gol em clássico, mas perdeu espaço por conta de uma lesão:
– David chegou respaldado pelo desempenho no Fortaleza. O Inter fez um investimento algo para contratá-lo, R$ 10,8 milhões. O atacante começou com destaque com Cacique Medina e fez o gol da vitória no Gre-Nal. Na sequência, no entanto, lesionou e sofreu com o turbulento trabalho do uruguaio. Mano Menezes chegou e apostou no jogador. Até teve boas partidas, mas não se firmou e perdeu espaço. Se envolveu na confusão após a derrota para o Botafogo e terminou a temporada como reserva. Em 2023, sem espaço, acabou emprestado ao São Paulo – disse Tomás Hammes, da RBS.
Assim, David foi emprestado ao São Paulo. A falta de regularidade pesou contra o atacante no clube paulista, mas o pontos positivos de seu jogo são notáveis. David fez um gol importantíssimo na Copa do Brasil, contra o Palmeiras.
– David é um jogador com características muito particulares e que podem encaixar dentro de um elenco como o do Vasco. Ao mesmo tempo, o jogador mistura força e velocidade, podendo jogar tanto aberto nas pontas como centralizado como uma referência. Atuou das duas maneiras no São Paulo. Pesa contra a falta de regularidade e a dificuldade de atuar contra equipes mais fechadas. Quando tem espaço para atacar, David pode aparecer de maneira importante e fazer a diferença. Foram momentos pontuais, porém, no São Paulo, que antes do fim da temporada já havia descartado a chance de efetuar uma possível condição de compra pré-acordada no contrato. – disse José Edgar de Matos
+ Vasco fará jogo-treino neste sábado; confira informações
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News