A maior competição de categorias de base do mundo começa em 2 de janeiro
Foram sorteados nesta segunda-feira (13) os grupos da 52ª edição da Copa São Paulo de Juniores, que vai começar em 2 de janeiro. O Vasco ainda não divulgou a relação de jogadores que irão jogar a competição, mas já sabe onde irá ficar e com quem vai jogar na primeira fase.
Os Meninos da Colina estarão no grupo 24, com sede em Santana de Parnaíba e jogarão contra o Ska Brasil (clube-sede), Rio Claro e Lagarto, de Sergipe.
O Ska Brasil foi criado em 2020 e é um projeto capitaneado pelo pentacampeão Edmílson, em parceria com um fundo de investimentos. Os jogos serão no estádio Gabriel Marques da Silva, que é de propriedade da prefeitura de Santana de Parnaíba e foi inaugurado em janeiro de 2021. A moderna praça esportiva tem capacidade para 7.220 pessoas
Estádio onde o Vasco irá jogar no grupo 24 da Copinha. Foto: Prefeitura de Santana de Parnaíba
O Rio Claro é um time de 112 anos de idade, mas que só passou a estar em evidência no futebol paulista neste século. É o terceiro clube profissional mais antigo do estado de São Paulo, atrás apenas da Internacional de Bebedouro e da Ponte Preta, além de ter sido o primeiro time a ter iluminação em seu estádio e o primeiro clube do interior paulista a viajar de avião. No entanto, foi no Século XXI que o Galo Azul (apelido do clube) começou uma ascensão meteórica, da quinta divisão à elite em cinco anos. Em 2007, na Série A1, conseguiu uma inédita vaga à Série C, na época, a última divisão do Campeonato Brasileiro. E a partir de 2008, virou um time ioiô, sempre subindo para a Série A1 e caindo para a Série A2. Atualmente, disputa a Série A2 do Paulistão, sendo que em 2021, quase conseguiu o acesso para a primeira divisão.
Já o Lagarto é um time novo, fundado em 2009, mas que vem crescendo no futebol sergipano por causa do investimento do atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que foi campeão brasileiro pelo Atlético-MG. Diego nasceu na cidade e o investimento no time da sua terra natal acabou rendendo frutos só mais recentemente, apesar de já ter uma participação na Copa do Brasil no currículo, em 2014, quando foi eliminado na primeira fase pelo Santa Cruz-PE. O time rubro-verde foi vice-campeão sergipano em 2021, o que rendeu uma vaga inédita à Série D. Aliás, não confunda o Lagarto Futebol Clube, adversário do Vasco nesta Copinha, com o Atlético Clube Lagartense, que foi campeão sergipano em 1998 e protagonista de um famoso meme envolvendo o Fluminense. Apesar das cores serem iguais, os clubes são completamente diferentes.
Por Luiz Nascimento