Cruzmaltino já tem mais gols sofridos que os outros grandes e quatro pequenos nesta temporada
Por: Luis Nascimento
Estamos em 2022, mas o Vasco segue repetindo dois dos problemas que foram a chave para o fracasso na temporada 2021: as falhas na defesa e o uso constante de jogadores das categorias de base. Se no ano passado, o Vasco tomou gols de todos os times que enfrentou, seja na Copa do Brasil, Carioca e Série B, este ano, não tem sido diferente.
Para se ter uma ideia, em seis jogos no Cariocão, o Vasco tomou sete gols. É a terceira pior defesa do campeonato, atrás apenas de Nova Iguaçu, Madureira e Boavista. O Gigante da Colina já tomou mais gols no estadual que Fluminense (2), Flamengo (3), Botafogo (5), Audax-RJ (4), Portuguesa (5), Bangu (4) e Resende (3), contando com a partida de hoje, e lembrando que o jogo Resende x Volta Redonda será disputado em 2 de março.
+Vasco não consegue passar por Gatito e perde por 1 a 0 para o Botafogo
Outro grande problema de 2021 está se repetindo em 2022: o uso, cada vez mais recorrente, de jogadores recém-promovidos das categorias de base. Por falta de opções melhores no plantel, uma vez que o Vasco não tem muitos recursos para contratar, muitas das vezes, os jogadores oriundos dos times sub-17 e sub-20 sobem mais cedo aos profissionais e são “jogados aos leões”. Só no jogo deste domingo, das quatro substituições efetuadas pelo técnico Zé Ricardo, três envolveram jogadores oriundos da base: Edimar por Riquelme, Bruno Nazário por Lucas Figueiredo e Gabriel Pec por João Laranjeira. Dos três atletas que entraram, dois disputaram a Copa São Paulo de Juniores “emprestados” ao sub-20.
Cabe ressaltar que alguns jogadores do pacotão de reforços estão ainda no Departamento Médico, casos do meia Vitinho e do volante Yuri Lara. A carência é tamanha que até mesmo o goleiro Vanderlei, que havia sido dispensado e logo depois retornou ao clube, foi escalado hoje no banco de reservas.
O próximo jogo do Vasco será quinta-feira, às 20h30, contra o Bangu, em São Januário. O Cruzmaltino é o 4º colocado, e se vencer o Alvirrubro da Zona Oeste, pode encaminhar a sua classificação para as semifinais do Campeonato Carioca.
+Siga o Papo na Colina no Instagram. Muita interação do Gigante no seu feed