Primeira de quatro votações acontecerá no Conselho Deliberativo, na próxima quinta
Luiz Nascimento
O Vasco convocou para a próxima quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), uma reunião do Conselho Deliberativo para votar a inclusão do projeto da Sociedade Anônima do Futebol no estatuto do clube. A votação será híbrida, tanto presencial, na sede náutica da Lagoa, quanto online.
O principal debate envolve a possibilidade de introduzir um complemento no texto do artigo 4, que diz que o Clube pode, eventualmente, fundar filiais no Brasil, com autorização do Conselho Deliberativo, desde que com o mesmo fim definido no estatuto.
A proposta é para incluir o seguinte texto:
“O clube poderá participar de sociedades ou associações, inclusive Sociedade Anônima do Futebol (SAF-VASCO), na forma prevista neste Estatuto, na legislação pátria e nas normas reguladoras das entidades de administração do desporto, nacional e/ou internacional, desde que aprovada pelo Conselho Deliberativo, verificados os quóruns qualificados de instalação, de metade mais um de seus membros, e de deliberação, de 2/3 (dois terços) de votos favoráveis”.
Também serão discutidos outros pontos que dizem respeito à SAF, como os critérios para compor o Conselho de Administração da empresa e a obrigatoriedade da associação civil Club de Regatas Vasco da Gama manter para sempre ao menos 10% das ações.
O edital assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, propõe um total de onze alterações no estatuto, que vão desde a mudança de um texto até a inclusão de parágrafos inteiros. O objetivo da reunião na próxima quinta é justamente evitar qualquer possibilidade de judicialização e autorizar de maneira explícita a constituição da Vasco SAF.
Depois desta primeira votação, teremos mais três. Uma pela Assembleia Geral, na sede do Calabouço, para ratificar o que foi discutido na votação desta quinta, e mais duas votações, no CD e na AG, para tratar da transformação do clube em SAF e da proposta vinculativa da 777 Partners.