Por Guilherme Faber
Vasco da Gama/Tijuca foi derrotado por Rio Claro (SP) pelo placar de 78 x 74, no Ginásio Antônio Prado Jr, nesta quinta-feira (25), em partida válida pela sétima rodada do Grupo B da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete).
Essa derrota deixa o Vasco/Tijuca sonhar com vaga nos playoffs “mata-mata” da LDB. O Rio Claro conquistou a sua primeira vitória nesta LDB. Unifacisa é a única equipe que não venceu. Mathuesinho conseguiu o “triplo-duplo” com 22 pontos, 11 rebotes e nove assistências.
O próximo compromisso do Gigante da Colina na LDB é nesta sexta-feira (26), às 17h30 (horário de Brasília), no Ginásio Antônio Prado Jr., contra o Paulistano, cuja equipe é líder do Grupo B. O time rio clarense ainda vai em busca dos seus primeiros três pontos nessa data, mas às 10h45 diante do Caxias do Sul (RS).
O técnico do Vasco/Tijuca, Daniel Bello, escalou o quinteto inicial do Vasco/Tijuca com Euler, Matheusinho, Xisto, Dalit e Daniel e promoveu as entradas do Giovane, Ian, Brasil, Victor Hugo e Samuel. O Rio Claro, do treinador Gustavo Podence, começou a partida com Costa, Arthur, Goes, Luan e Lukas Josuel e utilizou Akin, Paschoal, J. Victor, Arthur Costa, Galo e Antony.
Rio Claro iniciou o primeiro quarto com defesa forte, ataque rápido, obrigou o Vasco a chutar de longa distância, conseguiu anular o armador Matheusinho, principal jogador do lado vascaíno nesta LDB, e manteve a sua vantagem no placar até o último minuto. O armador vascaíno Euler aproveitou a sobra a sete segundos do fim e igualou o marcador: 23 x 23.
Vascão reagiu no segundo quarto devido ao protagonismo do Matheusinho e chegou a ficar com 10 pontos a mais em relação ao Rio Claro. Apesar de ter sofrido alguns lances de contra-ataque e com algumas faltas, liderou esse período e foi ao vestiário com uma diferença de sete pontos a seu favor.
O Almirante aproveitou as falhas ofensivas do seu adversário e administrou o placar com certa tranquilidade no terceiro quarto, mas Rio Claro retomou a sua efetividade no quarto final e com a enterrada do Luan a sete minutos do fim ficou com apenas três pontos de desvantagem.
A partir daí, mais uma vez o Rio Claro passou o Vasco, que não teve calma no fim e errou muitos lances ofensivos e de rebotes na defesa. Até mesmo o pedido de tempo do Daniel Bello nos 13 segundos finais não causou o efeito esperado.