O sonho de contar com Santiago Sosa chegou ao fim em São Januário. O Vasco da Gama desistiu oficialmente da contratação do volante do Racing devido às altas pedidas financeiras do clube argentino. A diretoria da SAF, liderada por Admar Lopes, avaliou que o custo da operação (transferência + salários) comprometeria o orçamento de 2026 e não apresentaria o custo-benefício ideal para o momento. A informação foi confirmada e detalhada pelo jornalista Lucas Pedrosa.
+ Vasco tem interesse na contratação do Igor Gomes
Mudança de rota: Em busca de um “Motorzinho”
Com a negativa para o volante de contenção argentino, a comissão técnica de Fernando Diniz redefiniu o alvo prioritário no mercado. O Vasco não busca mais um primeiro volante “cão de guarda”, função que hoje é bem desempenhada por Barros e Hugo Moura. O foco total agora é encontrar um “motorzinho”.
Esse termo futebolístico define um camisa 8 clássico, um jogador box-to-box (de área a área). O perfil desejado é de um atleta que tenha pulmão para oferecer intensidade na marcação alta — exigência básica do sistema de Diniz — mas que tenha qualidade técnica e velocidade para conduzir a bola na transição ofensiva. O time sente falta de alguém que quebre as linhas adversárias com drible curto ou arrancada, conectando a defesa ao ataque com mais rapidez.

Prioridades finais para fechar o elenco
O mercado do Vasco segue ativo, mas cirúrgico, buscando evitar inchaço no plantel. Além desse meio-campista dinâmico, o clube ainda monitora a chegada de mais um zagueiro para fechar o grupo do primeiro semestre. Nomes como o do colombiano Jefferson Lerma (ex-Crystal Palace) chegaram a ser ventilados nos bastidores como possibilidades de mercado, mas a diretoria mantém sigilo absoluto sobre os novos alvos para evitar leilões e especulações que encareçam as negociações.
O certo é que a estratégia mudou: sai o investimento pesado e concentrado em Sosa, entra a busca criteriosa por uma oportunidade de mercado que traga dinamismo. A torcida aguarda ansiosa, pois a carência nesse setor de criação e transição ficou evidente no empate sem gols contra o Madureira.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.



