O Vasco da Gama perdeu neste final de semana e encerrou a sua sequência de vitórias consecutivas dentro do Campeonato Brasileiro. A equipe enfrentou o Atlético Mineiro fora de casa e fez um péssimo primeiro tempo, o que resolveu o jogo. Na segunda etapa a melhora foi clara, mas nada que ameaçasse a vitória do Galo. Entretanto, algo positivo foram as estreias que aconteceram.
Emerson Rodríguez, que veio do Millonarios, da Colômbia, entrou no segundo tempo da partida, no intervalo, e foi quem mais conseguiu tempo para mostrar seu futebol. Mas foi mal e errou muitos lances, deixando a torcida do Vasco já na bronca. Alex Teixeira também entrou, mas mais para o final do jogo. Pouco participou, apesar de demonstrar sua técnica em alguns lances.
+ A Barreira vai virar baile: conheça a ligação da comunidade com o Vasco
Mas o que empolgou mesmo o torcedor do Vasco da Gama foi a estreia do meio-campista Philippe Coutinho. O grande astro do futebol mundial, revelado em São Januário, jogou cerca de 30 minutos e saiu do estádio de forma positiva. Coutinho tentou algumas jogadas por dentro, deu um belo passe vertical para Emerson Rodríguez finalizar para fora e conseguiu demonstrar sua imensa qualidade. A tendência é que aos poucos vá ganhando ritmo.
E é exatamente isso que deve acontecer nesta semana. O jogo entre Vasco x Cuiabá, que aconteceria nesta quarta-feira, foi adiado por conta de um compromisso pela Copa Sul-Americana por parte da equipe mato-grossense. Portanto, o próximo jogo será apenas no domingo, quando enfrentam o Grêmio, fora de casa, na Arena Condá, em Chapecó.
Portanto, será uma semana inteira de treinamentos para Rafael Paiva e elenco. Isso interessa muito Coutinho, que busca chegar na sua melhor forma física para finalmente jogar de forma constante e virar titular da equipe, entregando tudo que se espera de um craque com o seu tamanho no futebol mundial.
Mas outro grande jogador do elenco está de olho nessa semana livre de treinamentos. Trata-se de Dimitri Payet, que está prestes a voltar de uma contusão sofrida no Campeonato Brasileiro. O jogador sofreu com um desconforto muscular e ficou fora das últimas partidas, mas vem se preparando para voltar o mais rápido possível e ajudar o time. O francês poderia ter jogado contra o Galo, mas preferiu se fortalecer ainda mais fisicamente antes de efetuar seu retorno. Rafael Paiva falou sobre sua situação na coletiva após o jogo:
– Payet está num momento final da transição dele. Estamos tendo um cuidado especial, como sempre teve. Para tentar mantê-lo por mais jogos, para não perdê-lo. Ele treinou hoje, inclusive. Se tudo correr bem, talvez no próximo jogo já possamos contar com ele. Vamos tentar deixar ele o mais pronto possível para performar bem e poder ter sequência. A gente está tendo esse cuidado.
Como fica o Vasco com a entrada dos dois craques?
Com tempo para treinar, é esperado que Rafael Paiva teste algumas formações nos treinamentos para que Coutinho e Dimitri Payet atuem lado a lado. O encaixe não é fácil, são jogadores que não podem se desgastar na marcação para focarem totalmente no vigor durante o ataque, mas é muita qualidade reunida no último terço do campo vascaíno.
A tendência é que Praxedes saia do time para a entrada do francês, enquanto Coutinho herde a vaga de David ou Adson. Assim, a equipe jogaria com o camisa 10 como armador e o camisa 11 mais próximo dos dois atacantes. Vegetti é o titular incontestável do setor e deve se aproveitar muito da criatividade dos dois meias. A tendência é que o Vasco consiga jogar ainda mais com a bola no pé com a entrada dos dois craques no time. Hugo Moura e Matheus Carvalho, a dupla de volantes, será muito importante defensivamente para manter o equilíbrio do time.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News