Levantamento da empresa Sport Track, porém, mostra uma queda no número de torcedores nos últimos quatro anos
Luiz Nascimento
Nova pesquisa feita pela empresa Sport Track, divulgada nesta terça em um relatório da consultoria Convocados em parceria com a XP, mostra que a torcida do Vasco é a sexta maior do Brasil, porém, aponta um encolhimento do número de pessoas que declaram ser vascaínas: de 5% em 2020 para 4,1% neste ano. Curiosamente, o Flamengo aparece com 24%, contra 22,5% em 2020. Botafogo e Fluminense estão, respectivamente, com 2,2% e 1,5%, sendo que também houve uma queda massiva no número de torcedores do Flu.
Um dos principais fatores para esta queda vertiginosa de quase 2% no número de vascaínos está no desempenho esportivo dos últimos quatro anos. Após a classificação para a Libertadores de 2018, o Vasco passou dois anos consecutivos lutando para não cair na Série A, até que em 2020, em um ano de eleições muito conturbadas e ainda com o contexto da pandemia, o Cruzmaltino foi rebaixado e em 2021, cheio de dívidas, ameaçado até mesmo de fechar as portas, e com derrotas vexatórias em casa para times como Vitória, CSA e Botafogo, além de uma ameaça de rebaixamento para a Série C, o clube de São Januário viu sua torcida encolher ainda mais.
+ RECEBA NOTÍCIAS DO VASCO NO CELULAR TOTALMENTE GRÁTIS! CLIQUE AQUI!
A pesquisa ainda traçou uma pirâmide etária da torcida do Vasco e constatou que quase metade dos que declararam ser vascaínos (47%) está na faixa de 35 a 54 anos, seguido das pessoas que têm entre 16 e 34 anos (36%) e por último, os maiores de 55 anos (17%). Isso acaba mostrando que o Vasco tem uma torcida mais madura, porém que está deixando de se renovar, justamente por causa dos resultados nos últimos anos.
Além disso, chama a atenção o crescimento da torcida dos times europeus. Os três clubes mais populares aqui no Brasil são: Barcelona, com 28%, Real Madrid, com 24% e Paris Saint-Germain, com 17%, com destaque para o PSG, que em quatro anos, viu um aumento de mais de 100% no número de torcedores aqui no Brasil, turbinado pelas presenças de Neymar e Messi no time francês.
Essa pesquisa foi realizada no final de 2021 e ouviu de forma digital 2250 pessoas, mas a metodologia não foi divulgada. A Sport Track faz esse tipo de levantamento desde 1993 e as informações são do ge.globo.