Após passar o dia rendendo homenagens nas redes sociais e até mesmo um texto na inauguração do site oficial do Vasco ao Rei do Futebol, que em diversas vezes se declarou vascaíno, o seu clube de coração prepara homenagens maiores.
Por Rick de Castro
Aliás, uma curiosidade que poucos sabem é que o seu apelido tem relação com o Vasco também. Quando era criança, gostava do goleiro do Vasco da Gama de São Lourenço, clube do interior de Minas Gerais em que seu pai, Dondinho, jogara e origem do amor de Pelé pelo clube. O goleiro se chamava Bilé. Adorava jogar no gol como seu ídolo e gritava Bilé quando o fazia. Uns meninos o chamaram de Pelé e ele não gostou do apelido e até mesmo brigou por conta disso, o que fez o apelido pegar ainda mais.
Uma dessas homenagens é o título de sócio benfeitor remido. Mas que benfeitoria seria esta? Além de divulgar o clube mundialmente assumindo sua torcida, o milésimo gol de sua carreira foi marcado em uma partida contra o próprio Vasco, em 1969. Somente este evento já traria uma enorme divulgação do clube, mas ele foi além. Em sua comemoração dentro do campo do Maracanã, Pelé vestiu a camisa do Vasco com o número 1000 às costas e deu a volta olímpica com a camisa de seu adversário e amor de infância.
Pelé jogou com a camisa do Vasco em jogos amistosos em 1957, aos 16 anos, pelo Torneio do Morumbi. Os principais jogadores do Vasco excursionavam pela Europa, onde teria vitórias marcantes como o 7×2 sobre o Barcelona no Camp Nou, e outros 2 jogadores serviam à Seleção Brasileira. Desta forma, para completar um elenco para disputar o Torneio, foi feito uma equipe combinada entre Vasco e Santos, que também disputava partidas pela Europa, e, nas partidas que foram disputadas no Maracanã, a equipe vestiu a camisa do Vasco. Com a camisa do Vasco, foram 3 jogos e 5 gols de Pelé, que chamou atenção pelas grandes atuações e foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez, para a Copa Roca. Foi o Vasco que abriu as portas da Seleção para o craque, segundo o próprio diz, em tom de gratidão.
Além do título, o Vasco prepara também uma camisa oficial do clube com seu nome às costas e também um quadro do Rei vestindo a camisa do Vasco e um outro de seu pai, Dondinho, com a camisa do Vasco de São Lourenço.
Que o Rei Pelé marcou seu milésimo gol em um jogo diante do seu clube do coração muita gente sabe.
AGORA, você sabia que ele deu a volta olímpica com uma camisa do Vasco e o número 1000? 🤔
A História Mais Bonita do Futebol.#Pele80 pic.twitter.com/OrJhjzgCjC
— Vasco da Gama (@VascodaGama) October 23, 2020