O Vasco da Gama está próximo de acertar a saída do atacante Clayton Silva para o Casa Pia, de Portugal, por empréstimo. Restam apenas as assinaturas para o acordo ser concluído. Para isso, o clube carioca precisava selar a compra do atacante junto ao Casa Pia, também de Portugal, e clube detentor dos direitos econômicos do jogador.
Até então, Clayton estava apenas emprestado ao Vasco, mas foi adquirido em definitivo pelo clube carioca. A compra obrigatória estava prevista para janeiro de 2025, mas o time brasileiro propôs antecipar a aquisição, o que foi aceito pelo Casa Pia, que ainda manterá 30% em caso de uma futura venda.
+ Vasco segue negociando com atacante uruguaio
Clayton foi contratado pelo Vasco da Gama ainda neste ano, na primeira janela de transferências. Na época, após fracassar na contratação do atacante André Silva, hoje no São Paulo, Clayton apareceu como alternativa B para a diretoria e para Ramón Diaz, que aprovou o jogador. Então, Alexandre Mattos atacou o mercado e fechou a contratação por cerca de 19 milhões de reais.
Acontece que a passagem de Clayton Silva pelo Vasco da Gama foi muito decepcionante. Apesar de já chegar como titular na partida contra o Nova Iguaçu, na ida do Campeonato Carioca, Clayton ficou na reserva de Vegetti na maior parte do tempo e recebeu pouquíssimas chances. O jogador teve apenas 8 jogos disputados com a camisa do Vasco da Gama, sendo só 2 deles como titular.
O período, mesmo que curto, foi o suficiente para irritar a torcida, que ficou na bronca com a passagem de Clayton pela Colina Histórica. Em seu último jogo, contra o Juventude, o atacante não fez uma boa partida na ausência de Vegetti e decretou sua saída do Vasco, que vinha procurando alternativas para se livrar de seu contrato.
O atacante, por isso, vinha treinando à parte do grupo. O último jogo em que havia sido relacionado tinha sido contra o Botafogo, partida que terminou em 1×1, com gol de Vegetti, titular da posição. Clayton, por sua vez, não entrou em campo. Agora Clayton Silva volta para o futebol português, onde teve momentos de protagonismo e sua melhor fase em toda a carreira. Defendendo as cores do Casa Pia, modesto time da primeira divisão portuguesa, o atacante acumulou bons números e jogos interessantes, o que chamou a atenção da comissão técnica do Vasco da Gama.
Outros reforços para o Vasco
A diretoria do Cruzmaltino, por sua vez, continua atrás de reforços para a sequência da temporada. As prioridades eram um ponta esquerda e um zagueiro, ambos com capacidade de entrar no time titular, mas agora com a ausência de Clayton, o clube deve buscar um centroavante para ocupar a reserva do argentino Pablo Vegetti.
Essa não deve ser a única saída do Vasco nessa janela. Para trazer bons jogadores para o elenco, o clube precisa aliviar um pouco sua folha salarial, que integra entre as maiores do Brasil no momento. Por isso, alguns jogadores quem vem tendo pouquíssimo espaço como Galdames, Serginho e Rossi podem ser os próximos na lista de dispensa.
Falando de chegadas no plantel, o Cruzmaltino vem muito bem. A principal contratação, claro, é a do astro Philippe Coutinho, que retornou ao clube depois de mais de 10 anos atuando no futebol europeu. O jogador já estreou, contra o Atlético Mineiro, na Arena MRV, e inclusive já entrou como titular, contra o Grêmio, neste último final de semana.
Outros dois reforços foram Souza, Alex Teixeira e Emerson Rodríguez, que chegam com status de aposta.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News