O Vasco foi o clube que mais arrecadou proporcionalmente com receitas da categoria Matchday, que são as receitas geradas em dia de partidas como bilheteria, sócio torcedor, camarotes, bares etc.. Cerca de 25% do total das receitas do clube em 2019 foram desta categoria, mais do que qualquer outro clube do país. O Top 5 é completo com Internacional, com 21%, Corinthians, 20%, Grêmio e Flamengo, com 18%. Isto ocorre porque o clube não fez nenhuma venda de atletas no ano, o que reduziram as receitas do clube e também por conta do aumento do número de sócios-torcedores no fim do ano.
Quando analisamos os valores arrecadados pelos outros clubes citados, vemos que o Vasco fica muito para trás. O clube que mais arrecadou com este tipo de receita foi o Flamengo, R$ 175 milhões, e o que menos arrecadou foram Grêmio e Corinthians, R$ 83 milhões. Apesar do Vasco ter o maior número de sócios-torcedores do país, os planos são mais baratos que a maioria dos clubes, além de muitos terem entrado com desconto na Black Friday. Além disso, os preços de ingressos praticados por esses clubes são muito maiores e jogam em estádios muito maiores que São Januário.
Para que o Vasco suba esses valores em termos absolutos, o clube precisa reformar e ampliar o seu estádio, tendo novos espaços para explorar diferentes serviços e preços a serem oferecidos ao torcedor, como camarotes e cadeiras cativas. Este é um plano do clube, que busca investidores para que o projeto apresentado pela diretoria, que é considerado vital para o futuro do Vasco.
Apesar disto, é importante que o clube não esqueça dos seus torcedores de menor poder aquisitivo e que eles não sejam impedidos de comparecerem aos jogos por conta do aumento de preços de sócios-torcedores e ingressos. Claro que é um objetivo e uma necessidade aumentar a arrecadação, mas é uma crítica a ser feita a esses outros clubes do Top 5, que visam apenas o lucro e não tem mais os seus tradicionais torcedores da época de arquibancada de concreto e da geral, no caso do Maracanã.
Por: Rick de Castro