O Vasco da Gama perdeu neste domingo para o Atlético Mineiro e deu fim à sua grande sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro. Após um primeiro tempo muito ruim do time, onde foi muito pressionado pelo Galo, a equipe conseguiu voltar diferente para o segundo tempo e se impôs no ataque, mas esbarrou na defesa atleticana, que voltou a não sofrer gols nas partidas.
Ao decorrer do confronto, o Vasco foi promovendo estreias na equipe e o treinador Rafael Paiva foi observando com quem pode contar no restante da temporada. Três jogadores entraram para fazer sua primeira partida na temporada: Philippe Coutinho, Alex Teixeira e Emerson Rodríguez. Rafael Paiva elogiou a estreia, mas pediu calma aos torcedores:
– Tem um frisson muito grande, principalmente quanto ao Coutinho. Mas temos noção de que eles têm que ganhar minutos com paciência. Eles não estão aptos para jogar um jogo todo. Temos que respeitar esse processo. Coutinho jogou quase 30 minutos hoje, Alex um pouco menos, o Emerson, 45. Devagar esses jogadores vão estar em melhor nível. Mais aptos para jogar mais tempo. Certeza que eles vão nos ajudar mais nos próximos jogos.
+ Confira os próximos 5 jogos do Vasco
Coutinho foi o jogador que gerou mais expectativa aos torcedores, claro, por toda a sua história envolvendo o Vasco da Gama e sua carreira. O meio-campista entrou, ainda claramente sem ritmo de jogo, mas demonstrou um ótimo futebol, inclusive achando um belo passe para Emerson Rodríguez que poderia gerar um gol do Gigante da Colina.
Emerson, por outro lado, fez uma péssima estreia. O jogador não conseguiu se destacar no segundo tempo, mesmo com o Vasco majoritariamente tendo a bola no pé. A maioria de suas decisões dentro do gramados foram erradas e os torcedores não perdoaram nas redes sociais, criticando muito a sua contratação:
– 11 minutos e esse Emerson Rodríguez parece ser um horroroso, impressionante – disse um torcedor
– Quem contratou esse cara achando que era uma boa precisa ser demitido. Tem meninos aqui no bairro que jogam de forma mais decente na pelada do que ele. Constrangedor é a palavra para descrever a estreia do Emerson Rodriguez – desabafou mais um.
– Toda jogada que vai no pé desse Emerson Rodríguez é morta. Aproveita que a janela está aberta e negocia esse jogador.
Alex Teixeira foi o que teve menos tempo de jogo entre os 3 e também quem menos participou da partida. O jogador entrou no lugar de David e cumpriu um papel entre linha, mas com pouca inspiração e sendo poucas vezes acionado. O atleta, apesar disso, apresentou boa qualidade característica com a bola nos pés, apesar de também estar claramente sem ritmo de jogo.
Mais reforços no Vasco? Marcelo Sant’Ana revela estratégia
Diretor de futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Ana foi perguntado na coletiva de apresentação de Alex Teixeira e Souza se o Cruzmaltino ainda pretende contratar em alto volume nessa janela. Sua resposta foi:
– Eu falo diariamente aos jogadores, quem me diz se o Vasco tem que contratar, são eles. A verdade do futebol é o campo. Se os jogadores entregam bom desempenho e bons resultados para a equipe. Isso é uma sinalização que a gente pode ter um pouco mais de equilíbrio na tomada de decisão. Então eu busco sempre ser muito equilibrado e consciente nesse aspecto, porque contratar jogador não é a parte mais difícil. Agora encaixar esse jogador na nossa mecânica de trabalho, que esse jogador respeite o clube de verdade. Porque se depois, se o jogador não tem performance, quem precisa renegociar esse atleta com outro clube, muitas vezes a dificuldade é grande. O clube fica inchado e sem competitividade, que é o principal. Então o Vasco tem priorizado essa questão da competitividade, a gente ter jogadores que realmente possam entregar ao Vasco o que o torcedor cruzmaltino merece.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News