Finalmente Philippe Coutinho foi anunciado pelo Vasco da Gama. Às 11h11 da última quarta-feira, o clube anunciou o jogador pelas suas mídias sociais, alegrando o torcedor cruzmaltino. De noite, para finalizar o grande dia, uma grande vitória contra o Corinthians, por 2×0, quebrando o tabu de mais de 14 anos sem vencer a equipe paulista.
Mesmo chegando agora, o Vasco já pensa em aumentar o tempo de contrato de Coutinho. A ideia da diretoria é, ao fim da atual temporada, se tudo der certo, já propor uma extensão contratual, pelo menos até o fim do ano que vem, renovando o empréstimo para a temporada 2025 inteira.
Segundo Diogo Dantas, do O Globo, na negociação com Coutinho, o Vasco jamais cogitou a operação em outro modelo de negócio, uma vez que o Aston Villa deixou claro que não o liberaria de graça. Coutinho conseguiu a rescisão de seu vínculo mediante pagamento, mas o empréstimo foi visto pelo Vasco como a melhor solução para a volta do jogador ao Brasil.
Mais adiante, com o término do contrato de Coutinho junto ao Aston Villa, o Vasco espera contar com seu cria em definitivo, caso tudo dê certo.