O técnico Fernando Diniz utiliza a semana livre de jogos para observar novos modelos táticos no Vasco antes da semifinal do Campeonato Carioca contra o Fluminense. O departamento de futebol atravessa dias de reformulação após a classificação contra o Volta Redonda. A saída de Philippe Coutinho obrigou a comissão a buscar alternativas imediatas no elenco principal. O antigo camisa 10 ocupava a titularidade absoluta e representava a referência técnica do projeto esportivo cruzmaltino na temporada.
O comandante testa diferentes dinâmicas para suprir a ausência no setor ofensivo. A equipe lida com um problema médico inesperado na faixa central do gramado nesta sexta-feira (20). O volante Thiago Mendes relatou dores agudas no joelho e desfalcou as movimentações táticas com o restante do grupo no centro de treinamento. As informações dos treinamentos fechados foram reveladas pelo jornalista Lucas Pedrosa.
+ Vasco x Fluminense: veja valores e como comprar ingressos para a semifinal
Formação tática e rodízio ofensivo no Vasco
O departamento de saúde avaliou a articulação de Thiago Mendes e descartou a existência de uma lesão estrutural grave. O treinador testou uma variação com 3 zagueiros na ausência do marcador titular. O defensor Saldívia assumiu uma vaga na equipe principal para a formatação do novo sistema de contenção. A comissão promove inúmeros testes com um sistema de rodízio de jogadores de frente na simulação de diferentes cenários de partida.
Os reforços Rojas, Spinelli, Marino e Brenner alternam posições nas atividades de ataque e acirram a concorrência interna. O comandante não definiu a equipe titular oficial. A provável escalação conta com o goleiro Léo Jardim. O sistema defensivo apresenta Puma, Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton. O meio de campo atua com Barros, Tchê Tchê, Nuno e Rojas. Andrés Gomez e Brenner estão no comando ofensivo.
O esquema tático permite a utilização do lateral PH pelo lado direito. O zagueiro Saldívia pode substituir Tchê Tchê na marcação central. O atacante Spinelli disputa a vaga de centroavante de ofício.

Cuiabano fora
O lateral Cuiabano cumpre um roteiro de aprimoramento físico intenso nas dependências do clube. O jogador participa de uma parte do treinamento com o grupo e foca a outra metade do tempo na condição atlética individual.
A presença de Cuiabano no duelo de domingo às 18h é considerada muito difícil pela comissão técnica. O time cruzmaltino enfrenta o Fluminense pela semifinal do Campeonato Carioca. As chances de aproveitamento do lateral aumentam para a partida subsequente contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.





