O Vasco da Gama hoje dará mais um passo para tentar conseguir um título depois de 13 anos de seca. Apesar de não ser favorita, a equipe cruzmaltina vem avançando e hoje enfrenta o Atlético Goianiense, no Estádio Antônio Accioly, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Não é fácil pensar em ganhar o troféu, mas o Vasco pensa jogo a jogo.
Não só buscar cada vez mais se aproximar do titulo, mas uma vitória do Vasco nessa fase da competição irá quebrar um longo jejum da equipe disputando a Copa do Brasil. O Gigante da Colina não sabe o que é estar entre os oito melhores do torneio nacional desde 2015. A última vez que a equipe chegou, foi eliminada pelo São Paulo nesta fase do torneio. Nesse mesmo ano, em 2015, infelizmente a equipe foi rebaixada dentro do Campeonato Brasileiro, pela terceira vez. Depois disso, o melhor desempenho foi nas oitavas de final.
+ Liga Forte União recusa oferta, e SBT não vai transmitir o Brasileirão de 2025
Na mesma fase em que está na atual edição, a equipe ainda chegou em 2016, 2018 e 2021, mas sequer avançou. Um dos confrontos, inclusive, também foi contra o São Paulo, mas perdeu. O melhor desempenho da história foi em 2011, quando se sagrou campeão ao enfrentar o Coritiba na final, disputada no Couto Pereira, com gol de Eder Luís. Em 2006, o Vasco foi vice-campeão contra o Flamengo, em jogo dramático conhecido pela expulsão precoce do atacante vascaíno Valdir Papel.
Chegar às oitavas de final já foi um feito, uma vez que nas últimas duas temporadas, o Cruzmaltino sequer chegou na terceira fase da competição. Vale lembrar o ano retrasado, quando a equipe caiu para a Juazeirense nos pênaltis, e em 2023, quando caiu para o ABC também na disputa de pênaltis, em um dia trágico que marcou o ano passado da equipe, tanto esportivamente quanto financeiramente.
Ao falar em questões financeiras, o Vasco também está muito interessado em passar de fase por conta da premiação cedida pela CBF aos times que avançam para as quartas de finais. Cada clube classificado levará a bolada de 4,5 milhões de reais para casa. Esse dinheiro seria de suma importância para o Vasco, que vive crise financeira após saída da 777 Partners do quadro de investidores. Segundo Pedrinho, o Vasco é uma SAF quebrada, mas o presidente prometeu honrar os compromissos até o fim do ano.
Campanha do Vasco na Copa do Brasil 2024
O Vasco da Gama começou sua campanha na Copa do Brasil enfrentando o Marcílio Dias, em Santa Catarina. O jogo foi realizado no estádio Dr. Hercílio Luz, repleto de torcedores do Marcílio, mas o que se viu foi uma boa apresentação vascaína. Com gols de Vegetti, Adson e David, o Vasco venceu por 3×1 e garantiu uma fácil classificação para a temida segunda fase, onde o clube havia sido eliminado na edição passada.
Contra o Água Santa na segunda fase, o Vasco quase se complicou novamente. Apesar de abrir 2×0 em pleno São Januário lotado, a equipe conseguiu não só levar o empate, como tomou a virada os minutos finais do segundo tempo. Mas os jogadores correram atrás e o fim dos acréscimos Lucas Piton cabeceou e empatou, levando para as penalidades. Lá, Léo Jardim se consagrou, os batedores acertaram e o Vasco continuou vivo.
Ao cair no segundo pote no sorteio da terceira fase, o Vasco pegou um adversário super difícil logo de cara. O Fortaleza era favorito para o confronto, mas após empatar em 0x0 no Castelão, deixou tudo em aberto em São Januário. Um grande jogo foi assistido na Colina, terminando em 3×3 e novamente indo aos pênaltis. Léo Jardim conseguiu defender a última penalidade, os jogadores vascaínos converteram todas suas cobranças, e o Gigante da Colina chegou para as oitavas.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News