Com 40% dos gols marcados por meninos da base vascaína, Vasco encerra a Série B com a garotada em destaque. “São extremamente profissionais”, afirma Jorginho sobre Andrey, Marlon Gomes, Eguinaldo e companhia.
Em um ano quase catastrófico e dificil de destacar algo de bom, a temporada de 2022 termina com a garotada em destaque. O time foi levado ao acesso graças ao talento de jovens como Andrey Santos, a base assumiu um protagonismo necessário graças a dificuldade no planejamento durante a temporada. Três atletas de 18 anos terminaram a campanha com status de titulares, além de outros “veteranos” de vinte e poucos anos formados no clube. Um feito e tanto para quem iniciou a temporada desacreditado.
Em baixa após um 2021 tao melancólico, jogadores como Ricardo Graça (Júbilo Iwata), Andrey (Coritiba), Lucão (Bragantino), Bruno Gomes (Inter), Galarza (Coritiba), Caio Lopes (Leganés), Tiago Reis (Botafogo-SP), MT (Santa Clara), Cayo Tenório (Azuris), Lucas Santos (Tombense), Vinícius Paiva (Ituano), entre outros menos badalados, deixaram o clube. Após um 2021 tao apagado, a base ressurge e assume maior parte dentro do sucesso de acesso.
Coube a Andrey, Eguinaldo, Marlon Gomes e Figueiredo resgatarem o prestígio da garotada. Assumiram o protagonismo no presente e viraram esperança de um futuro melhor. Com personalidade, lideraram o Vasco rumo ao acesso. Ao lado do “veterano” Gabriel Pec, eles marcaram 18 dos 48 gols do Vasco nesta Série B. Quase 40%, portanto. Andrey marcou 8 gols, Figueiredo 4, Eguinaldo 3, Marlon 2 e Garbiel Pec 1.
Por: Daniel Camara